UOL


São Paulo, quarta-feira, 17 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PODER ON-LINE

Site, que recebe de 80 a 100 e-mails por dia, deixa de responder a pergunta; há 46 links para serviços on-line

Página de São Paulo não passa em teste

Reprodução
Site da Prefeitura de São Paulo, que recebe de 80 a 100 mensagens por dia e oferece 46 serviços on-line


FREE-LANCE PARA A FOLHA

O portal do governo do Estado de São Paulo (www.saopaulo.sp.gov.br) levou dois dias para responder a uma pergunta enviada via site oficial -o tema eram os gastos estaduais com educação.
Segundo a Secretaria de Comunicação do Estado, responsável pelo portal, o tempo máximo para resposta a e-mails é de cinco dias. O portal recebe de 100 a 200 mensagens diariamente e cinco pessoas as respondem.
Já a Prefeitura de São Paulo não estabelece um tempo limite para o atendimento. A página falhou no teste feito pela Folha: até a conclusão desta edição, não chegou resposta ao e-mail enviado. O portal do município recebe, em média, de 80 a 100 mensagens por dia, que são lidas por três pessoas, segundo o editor do portal da prefeitura, Marcelo Ayres, 39.
O portal do município dá acesso a todas as subprefeituras, secretarias e autarquias e oferece 46 serviços on-line, fáceis de discernir na primeira página.
Desses serviços, a segunda via da taxa do lixo, por exemplo, funciona das 7h às 22h, pois, segundo a assessoria, depende de servidores da prefeitura. Ayres disse que esse horário "é legal para as pessoas acessarem (o serviço)".
Apesar de promover um link no portal para uma lista com todos os serviços, o site não é óbvio para perguntas específicas: a prefeitura, por exemplo, possui um sistema de busca de legislação a partir de 2000, mas, se o usuário procura o "Diário Oficial", não há link para essa página e somente se encontra o que foi publicado no dia.
Outra questão é a busca. Se for digitado "Marta Suplicy", nada aparece. Os resultados surgem com "prefeita", quando aparece a agenda de Marta, mas não sua biografia, que pode ser útil no caso de uma pesquisa escolar.
Ayres disse que o sistema será revisto e há planos de incluir ferramentas de busca avançada e uma nova organização na resposta de e-mails, mas ainda não há previsão para as mudanças.
No poder legislativo, Câmara Municipal e Assembléia divulgam a pauta do dia, lista única dos parlamentares ou por partido, mas não responderam à solicitação via e-mail em 24 horas.
No Estado de São Paulo, do total de 645 municípios, 326 prefeituras e 164 câmaras legislativas possuem endereços de internet que terminam com .sp.gov.br.
Segundo o coordenador do Sistema Estratégico de Informações do governo, Roberto Agune, um convênio para que os municípios possam usar a estrutura de compras na internet do Estado deve ser anunciado em outubro. Com esse sistema, o governo diz ter economizado até 25% em compras. (DAYANNE MIKEVIS)


Texto Anterior: Discurso atrasa em site dos EUA
Próximo Texto: Resposta vem em site e por e-mail
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.