São Paulo, quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BrOffice.org atende a PC sem recursos

DA REPORTAGEM LOCAL

Entre as opções gratuitas de suítes de escritório, a mais famosa hoje é o OpenOffice.org, que tem uma distribuição brasileira, o BrOffice.org. O software está todo adaptado para o país.
O BrOffice.org ocupa pouco espaço. O site do programa aponta que 300 Mbytes são necessários para instalar todos os aplicativos da suíte, entre eles editores de textos (Writer), planilhas (Calc) e apresentações (Impress). O visual do Writer é muito semelhante ao de versões antigas do Word. O software, que está na versão 2.4, cria, em sua forma original, arquivos no formato PDF.
O Writer tem as ferramentas básicas para editar textos. Uma das vantagens do produto é que ele pode ser executado -segundo o site- em Windows a partir do 98. Ele também tem requerimentos mínimos menos exigentes que o Word 2007 -ou seja, é uma boa opção para equipar computadores mais antigos.
A suíte possui, ainda, uma versão adaptada para ser executada a partir de pendrives (portableapps.com/apps/office/openoffice_portable). Utilizar um programa desse tipo é interessante para quem usa um PC com pouco espaço em disco, como alguns netbooks.
O padrão de gravação de arquivos do programa de código aberto é o ODT, mas ele abre e grava arquivos compatíveis com versões antigas do Word.
A versão para Windows do BrOffice.org não conta com um tradutor de arquivos DOCX, o formato padrão do Word 2007. E também não há extensão completamente desenvolvida que faça o editor de textos gratuito abrir ou gravar um arquivo nesse formato. A versão 3.0 do OpenOffice.org, que está em fase de testes, deverá abrir os arquivos DOCX. (GVB)


Texto Anterior: Reportagem de capa: Saiba como produzir um documento PDF
Próximo Texto: Docs: Editor de textos on-line ganha acesso a dicionário e enciclopédia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.