São Paulo, quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Guerra nas Estrelas" mostra a Força nos consoles

Force Unleashed, baseado na série criada por George Lucas, coloca o jogador na pele de um auxiliar do vilão Darth Vader com a missão de eliminar os Jedi

THEO AZEVEDO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Em menos de um mês, a versão de demonstração do novo jogo Star Wars: Force Unleashed foi baixada 2,3 milhões de vezes, um recorde que ajuda a explicar a ansiedade em torno da estréia de jogos baseados na série "Guerra nas Estrelas" nos consoles de nova geração PlayStation 3 e Xbox 360.
O game chegou às lojas dos Estados Unidos ontem e coloca o jogador na pele do Aprendiz Secreto de Darth Vader, em um enredo ambientado entre o terceiro e o quarto episódio da saga de George Lucas.
O jogador deve se unir às forças maléficas lideradas pelo supervilão. Como auxiliar de Vader, sua missão é contribuir para livrar o universo dos cavaleiros Jedi; para tanto, o uso dos poderes da Força será fundamental _como o próprio título deixa claro.
Três avançadas tecnologias foram utilizadas pela Lucas Arts para tornar verossímil o sistema de física, sem deixar de lado nem mesmo detalhes mínimos. Objetos de madeira, por exemplo, quebram como tal, enquanto a movimentação dos personagens humanos é extremamente convincente.
Para deleite dos fãs da série "Guerra nas Estrelas", tanto requinte faz de Force Unleashed um verdadeiro parque de diversões: o jogador pode, por exemplo, empregar a força para arremessar um inimigo contra o chão ou a parede, ou mesmo levitá-lo para então finalizar a sessão de tortura com um raio de eletricidade.
O melhor de tudo, no entanto, é ver como a pobre vítima se comporta em pleno ar, chacoalhando desesperada e inutilmente braços e pernas.
Outras plataformas, como o Wii, usufruem de recursos exclusivos: se o console da Nintendo perde em termos de poder visual, ao menos utiliza o Wii Remote e o Nunchuk para inovar os controles com gestos.
Já o PSP oferece modalidades de jogo inéditas, enquanto o DS tem minigames. Até o bom e velho PS2 possui missões exclusivas. Desta vez, só mesmo o PC ficou de fora.
Nos Estados Unidos, Star Wars: Force Unleashed é recomendado para pessoas a partir de 13 anos. No Brasil, o jogo será distribuído pela Synergex a partir de 1º de outubro.

Duelos de sabre de luz
Em novembro, Wii e DS receberão uma nova dose de "Guerra nas Estrelas", desta vez na forma de um jogo baseado em "Clone Wars", filme de animação da saga. Para quem tem o videogame da Nintendo, é a grande chance de participar de duelos de sabre de luz, que serão o foco do game.
Já no portátil DS, o foco está em cumprir as missões na companhia de um amigo, atacando os inimigos em conjunto e, com o tempo, habilitando golpes mais poderosos.
Boa parte da ação é controlada por meio do uso da caneta stylus, que também serve para manusear objetos importantes na tela sensível.


Texto Anterior: Antes e depois
Próximo Texto: Resenha de game em forma de piada faz sucesso na rede
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.