|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Supervelocidade melhora a jogatina
DA REPORTAGEM LOCAL
Para os games on-line, a conexão em banda larga não é uma recomendação, mas uma obrigação. No mundo dos jogos, quanto
mais rápido, melhor.
Para quem disputa os populares
e pesados jogos de tiro para múltiplos jogadores, uma conexão lenta pode estragar a diversão.
Chamado no jargão dos aficionados de lag (pronuncia-se légue), o atraso na transmissão de
dados é o principal vilão. Em horários de pico ou em disputas em
servidores lotados, a velocidade
nominal do plano de acesso pode
cair e desacelerar a ação dos personagens na tela. Assim, uma conexão de 300 Kbps pode alcançar
menos da metade de sua potência
e prejudicar as partidas.
Com os planos mais rápidos, de
1 Mbps e de 2 Mbps, esse problema diminui. Mas, para conseguir
obter as condições ideais para a
jogatina, também é preciso escolher um servidor veloz.
Quem é fã de Counter Strike encontra uma lista de pontos de encontro virtuais para disputa de
partidas no endereço paginas.terra.com.br/lazer/
cs4ever/servidores.htm. Vários portais de
conteúdo também oferecem esse
serviço para seus assinantes. É o
caso do UOL (jogos.uol.com.br/servidores), do Terra (games.terra.com.br/online/servidores),
do iG (arenaig.ig.com.br) e do
Globo.com (gamecenter.globo.com). Os jogos populares contam
com mais endereços, mas também têm uma fila de espera. Para
escapar desse problema, o jogador pode procurar servidores oficiais oferecidos pelas fabricantes
ou experimentar serviços fora do
país como os listados no site
videogames.yahoo.com.
(JB)
Texto Anterior: Portais levam TV brasileira para a internet Próximo Texto: Papo por vídeo exige banda larga Índice
|