São Paulo, quarta-feira, 18 de janeiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Supervelocidade melhora a jogatina

DA REPORTAGEM LOCAL

Para os games on-line, a conexão em banda larga não é uma recomendação, mas uma obrigação. No mundo dos jogos, quanto mais rápido, melhor.
Para quem disputa os populares e pesados jogos de tiro para múltiplos jogadores, uma conexão lenta pode estragar a diversão.
Chamado no jargão dos aficionados de lag (pronuncia-se légue), o atraso na transmissão de dados é o principal vilão. Em horários de pico ou em disputas em servidores lotados, a velocidade nominal do plano de acesso pode cair e desacelerar a ação dos personagens na tela. Assim, uma conexão de 300 Kbps pode alcançar menos da metade de sua potência e prejudicar as partidas.
Com os planos mais rápidos, de 1 Mbps e de 2 Mbps, esse problema diminui. Mas, para conseguir obter as condições ideais para a jogatina, também é preciso escolher um servidor veloz.
Quem é fã de Counter Strike encontra uma lista de pontos de encontro virtuais para disputa de partidas no endereço paginas.terra.com.br/lazer/
cs4ever/servidores.htm
. Vários portais de conteúdo também oferecem esse serviço para seus assinantes. É o caso do UOL (jogos.uol.com.br/servidores), do Terra (games.terra.com.br/online/servidores), do iG (arenaig.ig.com.br) e do Globo.com (gamecenter.globo.com). Os jogos populares contam com mais endereços, mas também têm uma fila de espera. Para escapar desse problema, o jogador pode procurar servidores oficiais oferecidos pelas fabricantes ou experimentar serviços fora do país como os listados no site videogames.yahoo.com. (JB)


Texto Anterior: Portais levam TV brasileira para a internet
Próximo Texto: Papo por vídeo exige banda larga
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.