São Paulo, quarta-feira, 18 de janeiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Papo por vídeo exige banda larga

DA REPORTAGEM LOCAL

Com os pacotes básicos para banda larga é possível usar os programas de telefonia pela internet e os comunicadores instantâneos sem problemas. Ocorre que os softs mais populares nessas duas categorias lançaram funções de videoconferência nos últimos tempos e, para conseguir tirar proveito dessa habilidade, é preciso contar com boas taxas de transferência.
O Skype (www.skype.com), popular programa de voz sobre IP (protocolo de internet), e o MSN Messenger (messenger.msn.com), soft de bate-papo mais usado no Brasil, já oferecem essa função. Outras opções são o UVC (www.uvc.ca) e o Dwyco Video (www.dwyco.citymax.com).
Todos os programas citados são gratuitos e transmitem imagens com resolução mais nítida conforme a qualidade da conexão.
Na internet, para quem não quer instalar nada, também é possível entrar em salas de chat que mostram vídeos. No UOL (videopapo.uol.com.br) e no Globo videochat (videochat.globo.com), os assinantes dos serviços criam salas para conferências com até três pessoas. Os dois serviços usam a tecnologia Shockwave Flash, que é gratuita, funciona nos navegadores mais populares e pode ser baixada no endereço www.macromedia.com/shockwave/download (JB)


Texto Anterior: Supervelocidade melhora a jogatina
Próximo Texto: Banda larga mesmo: Regras sem clareza prejudicam internauta
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.