São Paulo, quarta-feira, 18 de janeiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TESTE USP

IMAGEM DIGITAL


Com a GeForce 7800 GTX de 256 Mbytes, também é possível converter fitas VHS em DVD e editar gravações de câmera de vídeo

Placa dupla turbina visual de games

JOSÉ ALBERTO CUMINATO
ESPECIAL PARA A FOLHA

O Teste USP Folha avaliou a PixelView GeForce 7800 GTX de 256 Mbytes, uma placa de vídeo recém-lançada no mercado brasileiro e que só é inferior ao modelo GeForce 7800 GTX de 512 Mbytes, já disponível no exterior. Sua GPU (sigla para unidade gráfica de processamento) disponibiliza a mais nova tecnologia criada pela nVidia em 2004, o SLI (Scalable Link Interface).
Além do grande poder de processamento gráfico da GeForce 7800 GTX, o SLI permite que duas placas sejam interligadas por um dispositivo, para que funcionem em paralelo, com o objetivo de dobrar o desempenho em jogos e em aplicativos 3D pesados, como o Quake4 e o AutoCAD. Porém, para que duas placas gráficas possam ser utilizadas, a placa-mãe precisa ter pelo menos dois conectores PCI-Express e dar suporte à tecnologia SLI. Os testes foram realizados com duas placas de vídeo PixelView GeForce 7800 GTX de 256 Mbytes.

Recursos
A placa vem equipada com um processador da nVidia funcionando a 430 MHz, enquanto as memórias funcionam a 1,2 GHz. O consumo de energia elétrica é alto nesse nível de velocidade de processamento e, portanto, é indispensável uma fonte de no mínimo 400 W reais para suportar duas GeForce 7800 GTX.
Além da grande capacidade de processamento gráfico, a placa possui duas entradas de vídeo (S-Video e RCA) e duas saídas (S-Video, RGB), permitindo ao usuário converter fitas VHS em DVD, editar imagens de uma câmera filmadora e até mesmo conectar a placa à televisão com alta definição de imagem. Esses recursos multimídia podem ser explorados com o software que acompanha a placa, o PowerDirector da CyberLink.

Instalação
Inicialmente foi usado o Windows XP Profissional versão 64 bits como sistema operacional, mas devido à indisponibilidade dos drivers WDM-64bits (drivers para entrada de vídeo) por parte da nVidia, foi necessária a reinstalação do Windows na versão de 32 bits, algo não muito satisfatório, uma vez que a versão de 64 bits já é amplamente usada.
No Windows XP de 32 bits, a instalação dos drivers é rápida e sem complicações para o usuário -tudo está contido no CD que acompanha o produto. Há também drivers para outros sistemas operacionais, como o Linux.
O manual do usuário detalha bem a instalação dos drivers, porém não contém as informações necessárias para a interligação de duas placas de vídeo em SLI. Outro ponto fraco do manual que acompanhou o produto testado é não ter uma versão em português, mas somente em inglês.

Desempenho
Foram feitos testes de desempenho com o jogo Quake4, da id Software, e com o software 3DMark2005, da Futuremark Corporation, usando um computador com processador AMD Athlon 64 3500+, 2 Gbytes de memória RAM de 400 MHz, placa-mãe A8N-SLI, disco rígido Sata de 7.200 RPM de 40 Gbytes, duas placas PixelView GeForce 7800 GTX de 256 Mbytes em SLI e monitor de alta resolução (1.600x1.200 pontos a 60 Hz). Essa máquina, de última geração, foi usada para tornar possível o aproveitamento completo dos recursos que a placa de vídeo tem a oferecer.
A placa teve um ótimo desempenho em altas resoluções no jogo Quake4. Com resolução de 1.024x768 pontos, a taxa média de quadros por segundo foi de 74. Já na resolução de 1.280x1.024 pontos, a taxa, que logicamente deveria ser menor, aumentou em quase 7% e se manteve, em média, em 79 quadros por segundo. Na impressionante resolução de 1.600x1.200 pontos, a taxa quase não caiu, ficando, em média, em 76 quadros por segundo. Isso demonstra a grande vantagem que a placa leva quando consideramos altas resoluções de imagem.
Para comparação, testamos a placa GeForce 6800GT, penúltimo modelo da série 6, na resolução de 1.280x1.024 pontos do Quake4 e obtivemos 50 quadros por segundo. Ou seja, a PixelView GeForce 7800 GTX de 256 Mbytes em SLI é quase 60% mais rápida do que as placas de vídeo da série 6 da nVidia (GeForce 6600, 6600GT, 6800, 6800GT e 6800Ultra). No 3DMark, comparando com o modelo GeForce 6800GT, a PixelView GeForce 7800 GTX de 256 Mbytes em SLI foi incrivelmente 100% mais rápida.

Conclusão
Um ponto muito importante e que deve ser levado a sério é a falta de drivers WDM (para entrada de vídeo) para a versão de 64 bits do sistema operacional Windows, que já é amplamente usado.
Como já mencionado anteriormente, para que 100% dos recursos que a placa pode oferecer sejam utilizados, um computador de última geração é necessário. O custo de uma máquina similar à que utilizamos para realizar este teste pode chegar a quase R$ 10 mil, fugindo muito do padrão para usuários domésticos.
Além disso, cada placa custa R$ 2.900. Diante desse valor, a relação custo-benefício pode tornar-se desfavorável. Ou seja, a compra pode não valer a pena para usuários que não tenham uma grande necessidade de alto poder de processamento gráfico.


José Alberto Cuminato é professor do Departamento de Matemática Aplicada e Estatística da USP em São Carlos


Texto Anterior: Processadores: AMD lança Athlon de núcleo duplo
Próximo Texto: Tendência: Cresce uso do celular para compras on-line nos EUA
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.