São Paulo, quarta-feira, 18 de janeiro de 2006

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TENDÊNCIA

Gastos com ringtones, jogos e outros serviços devem superar US$ 3 bilhões neste ano, sem contar o custo das ligações

Cresce uso do celular para compras on-line nos EUA

BOB TEDESCHI
DO "NEW YORK TIMES"

Aviso aos comerciantes: 2006 pode ser o ano no qual as pessoas finalmente vão começar a fazer compras usando seus celulares.
As pessoas já gastam bilhões de dólares em ringtones, papéis de parede e jogos, e analistas de mercado e executivos de vendas acreditam que não será difícil fazê-las usar o celular para comprar calçados, livros ou laptops.
"Isso vai começar a acontecer em 2006", diz Roger Entner, analista da Ovum, uma empresa de consultoria de Londres. "Quanto mais serviços adicionarmos aos celulares, que são como canivetes suíços, mais facilmente conseguiremos que os clientes aprovem os próximos aplicativos. Principalmente no próximo Natal, a conveniência de comprar usando o computador ou o celular vai esvaziar os shopping centers."
Em 1999, lojas virtuais como a Amazon.com criaram sites em miniatura, que podiam ser acessados via celular, mas, na época, poucos consumidores tinham telefones que mostravam imagens como as de um computador. Hoje, há 190 milhões de celulares nos Estados Unidos, e pelo menos 150 milhões deles têm telas em cores.
Neste ano, os usuários de celular vão gastar mais de US$ 3 bilhões em ringtones, em videoclipes, em jogos e em outros serviços -sem contar os gastos com ligações extras para acessar tais conteúdos.
O eBay, que, assim como a Amazon.com, ofereceu a seus clientes um meio de comprar via celular, pretende apresentar neste mês aos clientes da Verizon uma nova tecnologia que permitirá que os assinantes, por US$ 4 mensais, naveguem no site, realizem lances e recebam alertas quando um lance maior for feito.

Milhares de usuários
O serviço, que já está disponível para clientes da Cingular e da Sprint, é uma versão mais completa de um programa gratuito disponível para qualquer telefone com navegador, lançado em junho pelo eBay. A empresa diz que centenas de milhares de pessoas já usaram a versão grátis.
Um dos sites concorrentes do eBay, o Overstock.com, que vende serviços de viagem e produtos por preço fixo ou em leilões, também investiu pesado, recentemente, no setor de vendas sem fio. Em novembro, lançou o Mobile O, serviço que permite aos usuários de celular navegar e comprar qualquer produto do site usando o telefone. O serviço foi inicialmente desenvolvido para clientes da Verizon Wireless, que pagam US$ 5 para ativá-lo.
A segurança tem sido uma grande preocupação tanto dos vendedores quanto das operadoras de celular. Nenhum deles quer ser responsabilizado por eventuais problemas de roubo de informações. O eBay evita problemas não permitindo que os usuários paguem suas compras via celular -o pagamento é feito usando o computador. Já o Overstock permite que se use cartões de crédito com segurança, pois usa métodos de encriptação de dados.
A revista "Consumer Reports" entrou na onda da compra via celular no mês passado, com o lançamento do ShopSmart. Por US$ 4 mensais, clientes da Verizon Wireless e da Sprint podem usar seus celulares para comparar preços e ler avaliações de produtos.
As maiores beneficiadas por esses serviços devem ser as operadoras de celular. Chris Matherly, diretor-assistente de produtos e serviços de entretenimento da Verizon Wireless, diz que a empresa "já há algum tempo está percebendo a oportunidade surgir". "Os serviços de dados e outros produtos estão se multiplicando e, com isso, os usuários pioneiros, de três anos atrás, querem mais do que apenas fazer dowloads de vídeos e jogos", afirma.


Tradução de Flávio R. Silveira

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