São Paulo, quarta-feira, 18 de janeiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MACWORLD

Lançamentos abrangeram dois modelos de mesa e dois de notebook, além de um sintonizador de FM para iPod

Computadores Apple ganham chip de PC

MARIANA BARROS
ENVIADA ESPECIAL A SAN FRANCISCO

Depois de as maiores fabricantes de eletrônicos darem as suas cartas na CES (Consumer Electronics Show), em Las Vegas, nos EUA, foi a vez de a Apple apresentar as suas novidades numa feira dedicada a ela, a MacWorld.
O evento ocorre anualmente em San Francisco, na Califórnia, e já foi palco de alguns dos lançamentos mais importantes da empresa, como o do iPod. Steve Jobs, o principal executivo da Apple, brincou com a quantidade de rumores que circulam na internet sobre a companhia e, em sua palestra, criou um podcast no qual "revelava" um novo iPod do tamanho de uma prancha de surfe.

Intel
Neste ano, o impacto ficou a cargo dos primeiros frutos da parceria inédita entre Apple e Intel. A Apple já havia anunciado que deixaria de usar processadores PowerPC da IBM, presentes em suas máquinas nas últimas décadas, para adotar os da Intel, que são a base dos PCs.
O escolhido foi o novo Core Duo, processador dual core lançado pela Intel na semana anterior à MacWorld. Com dois núcleos encapsulados, ele é mais veloz para realizar tarefas múltiplas.
O tocador mais popular do mundo também foi contemplado com novidades, como um sintonizador de rádio FM que também é controle remoto. O iPod Radio Remote exibe informações sobre a rádio escolhida e pode mostrar dados sobre as músicas, caso a estação ofereça RDS (Radio Data System). Outra novidade foi o iPod AV Connection, que liga o portátil à TV e ao aparelho de som. Ambos devem chegar ao Brasil no final deste mês.
Steve Jobs comemorou a venda de 42 milhões de iPods. Desse total, 32 milhões de unidades foram vendidas em 2005, quando foram lançados o iPod nano e o modelo que toca vídeo.

Polêmica
O sucesso do portátil é acompanhado pelo da loja on-line iTunes, dona de 83% do mercado, segundo a Apple. Ela e o homônimo programa tocador de músicas foram denunciados na semana passada por blogs especializados. Seus autores afirmaram que o software contém um sistema espião oculto que verifica quais as músicas mais reproduzidas pelos seus usuários e sugere canções semelhantes para serem adquiridas na loja on-line.
Além de músicas, a iTunes também comercializa vídeos -desde outubro, foram feitos 8 milhões de downloads. Diariamente, são feitos 3 milhões de downloads de músicas. A loja, porém, não está disponível na América Latina. Segundo executivos da empresa, os principais obstáculos são o escasso uso de banda larga na região -recomendável para efetuar os downloads- e a dificuldade de obter autorizações autorais, já que há vários tipos de licença, que podem variar conforme o país.

Games
Com 3.000 expositores, a MacWorld apresentou principalmente acessórios para iPod. No estande da Apple, o maior da feira, o público, curiosamente, aplaudia os lançamentos apresentados.
Em um outro espaço, ocorriam torneios de games, como Unreal Tournament 2004 e Halo em Macintosh. O uso de processadores dual core deve melhorar a performance de games 3D.
Apesar de os executivos da empresa não falarem sobre o futuro, é provável que, em breve, os micros da Apple com processador Intel sejam dotados da tecnologia Viiv, para conteúdo multimídia.


Texto Anterior: Modernidade literária: Estudante traduz "Brás Cubas" para o celular
Próximo Texto: Máquinas têm processador de núcleo duplo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.