São Paulo, quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Próximo Texto | Índice

Barcelona

Celulares inteligentes e telas sensíveis ao toque dominam, na Espanha, feira dedicada ao mundo da mobilidade

Manu Fernandez/Associated Press
Vista geral da área externa do Congresso Mundial de Mobilidade, evento dedicado à telefonia móvel que acaba amanhã em Barcelona

GUSTAVO VILLAS BOAS
ENVIADO ESPECIAL A BARCELONA

Termina amanhã o maior evento do mundo de uma indústria que vendeu mais de 1 bilhão do seu dispositivo-ícone só no ano passado -em média, quase um para cada seis habitantes da Terra.
O Congresso Mundial de Mobilidade (WMC, na sigla em inglês) reúne, em Barcelona, os maiores fabricantes e desenvolvedores das indústrias de telefonia, tecnologias sem fio e conteúdo, entre outras.
O evento, que começou na segunda-feira, deve receber mais de 50 mil visitantes.
E gigantes como a norte-americana Microsoft, a finlandesa Nokia e a coreana Samsung aproveitam para mostrar na cidade espanhola as novidades para o apetitoso mercado de telefonia.
É certo que a crise econômica atrapalhou as vendas de celulares comuns, mas o crescimento do consumo de telefones inteligentes, os smartphones, durante o final do ano passado, mostra que essa indústria tem um público ávido por novidades high-tech.
Novidades que vão desde sistemas operacionais cada vez mais sofisticados e poderosos para os aparelhos portáteis até mudanças de tecnologia na comunicação sem fio, com o amadurecimento do que muitas pessoas chamam de 4G, a geração sucessora da recém-implantada no Brasil tecnologia 3G, que permite, entre outras coisas, ter acesso à internet de banda larga em dispositivos móveis.
Nesta edição, veja alguns dos principais lançamentos da indústria, como está o cenário da telefonia em meio à crise e conheça os principais concorrentes da cada vez mais quente guerra dos sistemas operacionais para portáteis.


Próximo Texto: Tec-tec-tec
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.