São Paulo, quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

tec-tec-tec

O CLONE CONTRA-ATACA

A Psystar, fabricante de PCs com Mac OS X pré-instalado, venceu uma batalha judicial contra a Apple.

CHUMBO GROSSO
Processada em julho pela Apple, que não permite a instalação do sistema em máquinas que não sejam feitas por ela mesma, a Psystar abriu uma contra-ação acusando a empresa de Steve Jobs de monopólio e violação de leis antitruste.

SINAL VERDE
O juiz federal William Alsup autorizou a Psystar a seguir com a ação, contanto que ela fosse modificada para alegar que a Apple abusa da lei de direitos autorais ao amarrar a venda do computador à do sistema operacional. A Psystar reformulou a acusação e a apresentou na quinta-feira passada.

PODE VIR QUENTE
Na semana passada, surgiu mais uma fabricante de clones de Mac: a HyperMegaNet, da Alemanha. A empresa, que disse ao jornal "Der Spiegel" estar disposta a enfrentar a Apple nos tribunais, alega que uma lei do país europeu invalida o contrato que proíbe a instalação do Mac OS X em micros genéricos.

HACKINTOSH
A prática de instalar o Mac OS X em PCs é cada vez mais popular. Um relatório da Net- Applications sugere que os chamados Hackintoshes já são responsáveis por 1,8% do tráfego na internet, superando até as máquinas que rodam o sistema operacional livre Linux, que detém uma fatia de 0,8%.

DENTRO DA LEI
A fim de demonstrar que quem cria e baixa legendas também compra DVDs originais, o site InSUBs lançou a campanha "Queremos cultura! Quem usa legenda também consome!" (www.insubs.com/campanha.php), convidando os usuários a enviarem fotos de suas coleções. Veja as imagens em www.flickr.com/photos/insubs.

BARULHINHO RUIM
Tramita na Câmara dos Deputados um projeto de lei que pretende proibir a venda de tocadores de MP3 que ultrapassem 90 decibéis. O deputado Jefferson Campos (PTB-SP), autor do projeto, afirma que o problema de perda auditiva "já é frequente entre os jovens".

48%
dos jovens abaixo de 21 anos já tornaram público o fim de um relacionamento amoroso em sites como Facebook e Twitter, diz pesquisa do Love Hearts.com. Redes sociais são usadas por 95% para buscar parceiros

ZUMBIS ADIANTE
Sinalização eletrônica é modificada por vândalos nos EUA para alertar sobre presença de zumbis; o jalopnik.com ensina como hackear esses equipamentos; veja em tinyurl.com/zumbis


Texto Anterior: Barcelona
Próximo Texto: Armazém do Bill: Na esteira da rival Apple, Microsoft anuncia que tem planos de abrir lojas próprias
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.