São Paulo, quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

reportagem de capa

Tela sensível ao toque ganha destaque

DEDOS >> LG mostra o Arena, que lembra o iPhone, Nokia apresenta o disputado N97 e Samsung aposta no Omnia HD

DO ENVIADO ESPECIAL A BARCELONA

Os aparelhos com telas sensíveis são inegavelmente o destaque da indústria de telefonia em Barcelona. Podem ser focados em música, em fotos ou em produtividade, podem mudar o sistema operacional, mas as telinhas estão lá, obedecendo ao toque dos dedos.
Estreante nesse segmento (e gigante no mercado de computadores), a taiwanesa Acer, por exemplo, entrou no mercado só com aparelhos desse tipo.
A Folha manipulou os quatro modelos da empresa apresentados em Barcelona -de inovador, apenas a aparência do Windows Mobile, que foi personalizada pela empresa.
O modelo mais voltado para uso profissional, o M900, conta ainda com teclado QWERTY deslizante. A Acer anunciou mais quatro aparelhos e disse que dez podem chegar às lojas neste ano.
A LG, já veterana no mercado de celulares, mostrou o Arena, ou KM 900, um aparelho fininho (12mm) que lembra o iPhone e tem sua interface 3D exaltada pela empresa.
No Arena, os grupos de ícones ficam nas faces de um cubo virtual, que pode ser rodado ou virado para procurar pela aplicação desejada, como a câmera de 5 Mpixels. Além disso, de acordo com a LG, a tela, de três polegadas, é resistente a riscos.

Nokia
A empresa finlandesa tem como destaque o N97. Os aparelhos disponíveis eram disputadíssimos pelo público no primeiro dia do evento em Barcelona -afinal, o N97 é o primeiro com tela sensível ao toque da série N da fabricante. O aparelho, que deve chegar às prateleiras em junho (não no Brasil), conta com câmera de 5 Mpixels, GPS e teclado QWERTY deslizante.

Toshiba
A Toshiba também mostrou um aparelho com tela sensível ao toque. Mas o destaque de seu TG-01 está dentro do corpo do smartphone.
E não se trata somente do sistema operacional (Windows Mobile), mas sim do chip com velocidade de processamento de 1 GHz, apontado como o mais rápido do segmento. O do iPhone alcança metade dessa velocidade, por exemplo.
É verdade que o aparelho também chama a atenção por fora. A tela tem 4,1 polegadas -maior do que a do iPhone.

Samsung
A fabricante coreana mostrou, com destaque, quatro aparelhos. O Omnia HD reproduz (e grava) vídeos em alta definição e tem sistema Symbian. Já o UltraTouch parece um celular tradicional, mas possui tela sensível com uma interface caprichada, toca multimídia e tem GPS.
Os outros dois aparelhos são focados em música. O Beat DJ possui um design bastante curioso, com as pontas extremamente arrendondadas.

Palm Pre
O público, nos primeiros dias do evento, também prestou atenção ao smartphone da Palm -mas nos cartazes e nas apresentações em vídeo. A Folha não encontrou nenhum que pudesse ser tocado.
O dispositivo, apontado como a salvação da Palm, tem um novo sistema operacional, o WebOS, que será amplamente baseado na internet, e possui tela sensível a multitoques, como o iPhone. (GVB)


Texto Anterior: Multimídia: Flash completo deve chegar a smartphones
Próximo Texto: Windows Mobile se moderniza
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.