São Paulo, quarta-feira, 18 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

reportagem de capa

Proteja seu conteúdo das falhas da rede

BACKUP Programa gratuito Thunderbird permite baixar todos as mensagens de caixas postais de Hotmail e Gmail

DA REPORTAGEM LOCAL

Se manter documentos, e-mails e fotos na internet tem a vantagem de tornar esse conteúdo acessível quase de qualquer lugar, possuir uma cópia em um suporte físico reforça a segurança e permite acesso a dados quando um site -ou a internet- está fora do ar.
Até mesmo as mensagens de webmails (como Hotmail e Gmail) podem ter uma cópia no computador do usuário. Para isso, use um programa como o Thunderbird (br.mozdev.org/thunderbird).
Na mesma página em que o download é feito, há instruções de como configurar o software para baixar as mensagens de serviços populares de e-mail, abrangendo iG, UOL e Globo.
Não se esqueça de configurar o serviço de e-mail para manter um cópia da mensagem no servidor (ou seja, na internet). Dessa forma, a caixa on-line vai manter todas as mensagens.
Um problema do Thunderbird é a privacidade do conteúdo baixado. Veja em tinyurl. com/passthunder como proteger o perfil de um usuário com senha.

Backup
É possível criar cópias de segurança das próprias configurações do Thunderbird.
O Mozbackup (mozbackup. jasnapaka.com), por exemplo, registra os dados de histórico, contatos e extensões de programas como o Firefox, o Songbird e o Thunderbird.

Multimídia
Uma boa forma de se prevenir da perda de fotos, vídeos e áudio é usar o buscador do Windows em harmonia com o WinRAR, software compactador de conteúdo.
Primeiro, instale o WinRAR (www.win-rar.com).
Depois, por meio do buscador do Windows, é possível vasculhar o disco para encontrar um determinado tipo de mídia: música, foto e vídeo. O recurso também permite procurar por documentos (arquivos de texto, por exemplo).

Processo
No Windows XP, clique no botão Iniciar, selecione a entrada Pesquisar, em seguida vá em Arquivos ou pastas.
Escolha a opção Imagens, músicas ou vídeo. O próximo grupo de opções permite selecionar apenas o tipo de mídia.
O conteúdo encontrado vai aparecer em uma janela. Selecione os arquivos que devem constar do arquivo compactado e clique com o botão direito do mouse na janela.
Escolha a opção do programa WinRAR Adicionar para arquivo, escreva um nome e aperte Enter. Essa opção faz parte das funções do WinRAR.
Também é possível enviar o conteúdo encontrado diretamente para um pendrive, ou gravá-lo em CD ou DVD.
Dessa forma, não é necessário descompactar o conteúdo para poder acessá-lo. Clique com o botão direito sobre o arquivo (ou grupo de arquivos) e selecione Enviar para.
Em seguida, aponte o caminho do dispositivo de armazenamento. Normalmente, o gravador/leitor de CD e DVD fica sob o caminho D: e os pendrives são encaixados em portas a partir da letra E:.

DE FORA
O disco rígido Classic, da Transcend, tem versões com 250, 320 ou 500 Gbytes; o dispositivo vem com software para backups e é compatível com Windows, Mac e Linux (loja.controle.net)

BLU-RAY
O dispositivo externo BE06LU10, que é leitor e gravador de Blu-ray, permite gravar nos discos que têm até 50 Gbytes de espaço para armazenar dados; preço sugerido de R$ 999 (br.lge.com)
FREEAGENT GO O disco externo portátil tem versão de até 500 Gbytes de capacidade de armazenamento; o produto permite proteger conteúdo com senha (www.seagate.com/www/pt-br)

PENDRIVE
O DataTraveler 120, da Kingston (www.kingston.com.br), possui capacidade para até 32 Gbytes, tamanho suficiente para guardar cerca de oito filmes inteiros com qualidade de DVD


Texto Anterior: Sistemas de serviços básicos também ficam fora do ar
Próximo Texto: Use serviço redundante para se previnir contra instabilidade
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.