São Paulo, quarta-feira, 18 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Use serviço redundante para se previnir contra instabilidade

COLABORAÇÃO PARA FOLHA, DE BERKELEY

Os serviços on-line podem ser usados para se proteger contra panes nos próprios serviços on-line. O professor Sebastien Paquet, da Universidade de Quebec, em Montreal, Canadá, se considera dependente da rede para armazenar dados. Ele elaborou em seu blog (www.openresearch.sebpaquet.net) uma lista de dicas para proteger e recuperar informação guardada on-line. Veja:

Redundância
Use serviços similares de forma redundante. Por exemplo, se o internauta hospeda todas as suas fotos apenas no Flickr, tente hospedar as mesmas fotos em outro site similar.

Cópia
Salve no seu próprio computador tudo o que criar na rede. É comum cópias de fotos e vídeos terem cópias no disco rígido, mas posts em blogs ou redes sociais que marcam páginas acontecem quase sempre apenas on-line. E-mail ou agregadores de conteúdo também podem ser usados para mandar informação para si mesmo.

Arquivo sob demanda
Use serviços de arquivamento sob demanda: Paginas como Webcitation.org (www.webcitation.org) fazem cópias de qualquer página. Basta entrar com o link.


Recuperar site
Use a máquina do tempo do Internet Archive (www.archive.org), que mantém cópias de sites, ou ferramentas de busca, como o Google. No primeiro caso, quem coloca um endereço na máquina do tempo vê diversas versões dos sites em determinada data.
Já os mecanismos de busca, às vezes, guardam cópias da última versão indexada de um site. Para ver essas cópias no Google, por exemplo, clique no link "Em cache" que aparece embaixo da maioria dos resultados.


Texto Anterior: Reportagem de capa: Proteja seu conteúdo das falhas da rede
Próximo Texto: Privacidade também está em jogo na nuvem computacional
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.