São Paulo, quarta-feira, 18 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Canal aberto

José Antonio Ramalho - canalaberto@uol.com.br

Saiba o que determina a velocidade da conexão discada

O que determina o Kbps ou a velocidade na internet discada? É variável?
Marcos Fernandes de Carvalho

Resposta: A velocidade máxima de uma conexão de linha discada depende do modem utilizado pelo micro e pelo tipo e qualidade da linha em si.
Os modems que acompanham os micros atuais possuem, em sua maioria, uma velocidade nominal de 56 Kbps, mas que, na prática, por razões técnicas, não ultrapassam os 53 Kbps.
A partir desse máximo de velocidade, tudo contribui para diminuir a efetiva taxa de transmissão de dados. Linhas digitais com tom ajudam a chegar nesse valor. Já as linhas analógicas (pulso) limitam muito essa velocidade.
Além disso, se a linha tiver muitos ruídos, a velocidade da transmissão é diminuída para que os dados possam ser enviados com qualidade. Em outras palavras, as duas pontas da transmissão ficam negociando a qualidade da comunicação para garantir a entrega dos dados, e a diminuição da velocidade é um efeito imediato. Pode parecer brincadeira, mas fios com muitas emendas, dobrados e com mau contato são inimigos da velocidade.
Existem alguns sites que oferecem dicas para o usuário alterar algumas configurações do software do modem para aumentar a velocidade para 115 Kbps. Na prática isso não acontece nunca, pois existe uma limitação de hardware.
Alguns desses programas diminuem a qualidade de imagens dando ilusão de um carregamento de páginas mais rápido, mas a transferência de dados não é feita além da capacidade do modem. Outros usam algum tipo de compactação de dados, mas, na prática, tudo é marginal em termos de performance.


Texto Anterior: Privacidade também está em jogo na nuvem computacional
Próximo Texto: Desenvolva aplicação para gerar arquivo em formato PDF
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.