São Paulo, quarta-feira, 18 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Privacidade também está em jogo na nuvem computacional

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE BERKELEY

Serviços fora do ar e perda de dados não são as únicas preocupações quando a internet faz as vezes de computador pessoal. Brad Templeton, da Eletronic Frontier Foundation, perde o sono quando o assunto é o risco à privacidade.
Para ele, a legislação americana não está preparada para lidar com a ideia de que dados armazenados em máquinas distantes do usuário possam ter o mesmo tipo de proteção que conteúdo de micros pessoais.
Templeton diz que, nos EUA, a Constituição interpreta que, ao colocar dados em máquinas de terceiros, o dono do conteúdo sabe estar abrindo mão da privacidade.
Templeton também diz que já foi provado que uma vez que os dados vão parar na rede, essas informações são usadas para outros propósitos além do planejado -mesmo que seja dito que isso não acontecerá.
Falhas técnicas também podem causar danos à privacidade. O Google admitiu que um erro no Docs tornou público, para outros usuários do serviço, documentos privados. Apesar de a empresa dizer que apenas 0,05% de todos os documentos do serviço foram afetado, a falha causou desconforto entre internautas. (BR)


Texto Anterior: Use serviço redundante para se previnir contra instabilidade
Próximo Texto: Canal aberto - José Antonio Ramalho: Saiba o que determina a velocidade da conexão discada
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.