São Paulo, quarta-feira, 18 de março de 2009

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Livro "Startup" conta como surgiram empresas milionárias como a Apple

DA REPORTAGEM LOCAL

Sem ter dinheiro nem experiência, o engenheiro Steve Wozniak deu suas maiores contribuições a Apple -foi ele quem projetou o Apple II, computador pioneiro que ajudou a popularizar os desktops. Era 1976 quando, em companhia de Steve Jobs, ele fundou a Apple. Quem conta o início da trajetória de umas das empresas de tecnologia mais importantes do mundo é o próprio Wozniak, em depoimento a Jessica Livingston, autora de "Startup" (Agir Negócios, 288 págs., R$ 44,90). O livro, baseado em entrevistas, traz versões de como nasceram empresas como Google, Yahoo!, Mozilla, entre outras. Confira entrevista concedida pela autora à Folha. (DA)

 

FOLHA - Quanto tempo você levou para produzir o livro?
JESSICA LIVINGSTON
- Cerca de um ano e meio. Ele me tomou um bom tempo porque eu fiz um intenso trabalho de pesquisa antes de começar as entrevistas. Ao mesmo tempo em que eu estava trabalhando no livro, nós estávamos começando a Y Combinator [empresa que fornece investimentos para iniciantes], então minhas mãos estavam cheias. Fizemos a Y Combinator tão rapidamente e fizemos tantas coisas novas que eu achava que eu mesma estava trabalhando em uma start-up!

FOLHA - Que história chamou mais sua atenção?
JESSICA
- Isso é difícil de responder, já que cada capítulo tem histórias interessantes e úteis. Mas suponho que a de Steve Wozniak me surpreenda como a que mais se sobressai. É um homem intenso e seu trabalho teve grande impacto. Quando o entrevistei, senti que estava transcrevendo a história.

FOLHA - Quais são os desafios que você percebe que jovens empresários enfrentam no dia-a-dia?
JESSICA
- Novos empresários de tecnologia enfrentam os mesmo desafios que todos os empresários de tecnologia: problemas técnicos difíceis, levantar dinheiro, ameaças competitivas, e por aí vai. Alguns desses problemas são mais difíceis para jovens, como conseguir dinheiro. Mas alguns podem ser mais fáceis, como ter novas ideias, porque eles veem problemas com os olhos frescos.

FOLHA - O que se deve fazer para atrair a atenção de investidores?
JESSICA
- A melhor maneira de atrair a atenção de investidores é atrair a atenção de usuários. Se você faz algo de que usuários gostam, investidores notam.

FOLHA - Você fez entrevistas com pessoas de perfis bem diferentes. Você acha que a paixão é o que os move a alcançar seus objetivos?
JESSICA
- A maioria tem um mix de motivos: para provar para si mesmo que podem, para fazer dinheiro, para mudar o mundo e, surpreendentemente, para compartilhar curiosidade. Muitas start-ups surgiram porque seus fundadores pensaram se eles conseguiriam resolver um problema que tinham.

FOLHA - Que conselho você dá a quem quer desenvolver uma ideia?
JESSICA
- Eu diria a eles para prestarem atenção aos usuários. Você não pode construir uma companhia de sucesso sem fazer algo que faça a vida dos usuários significativamente melhor. Olhe ao redor e pergunte: "O que eu posso fazer que ainda não existe, mas faria a vida das pessoas melhor?"


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