São Paulo, quarta-feira, 18 de abril de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aparência do Linux terá reformulação

DO ENVIADO ESPECIAL

Além da preocupação com a segurança de servidores e com os projetos sociais, há que cuidar da aparência: uma parte da comunidade Linux tem a missão de tornar o sistema mais bonito e divertido.
A idéia é aprimorar o suporte a jogos no Linux, já que as grandes produtoras só têm olhos para o Windows, e também atrair os usuários novatos com uma aparência mais moderna.
Essas duas expectativas recaem sobre a nova versão da interface gráfica KDE (www.kde.org), que está em desenvolvimento e deve ser lançada em outubro. O software é uma das opções mais populares para o visual do sistema livre.
Seu conjunto cuida da aparência e do comportamento do sistema, dando cara para janelas, menus e ícones.
No FISL, Aaron Seigo, um dos desenvolveres do KDE, mostrou alguns dos novos recursos da interface. Entre as novidades, ícones animados e menus que se encaixam automaticamente na tela.
O KDE 4 também promete uma estrutura melhor para os criadores de games.

PS3 com Linux
O engenheiro da IBM Flávio Buccianti transformou o PlayStation 3 em uma estação de trabalho. A mágica serviu para demonstrar o poder do chip Cell, que traz múltiplos núcleos de processamento.
O técnico usou um pendrive que fez o console reconhecer o CD da distribuição Debian e iniciou o sistema normalmente, como se o console fosse um computador.
As funções de acesso Wi-Fi do PS3, porém, não foram reconhecidas pelo Linux.
(JB)


Texto Anterior: Grupo de países recorre à ONU por incentivo ao acesso livre
Próximo Texto: Inclusão digital: Detalhes do laptop de US$ 100 são protegidos para evitar aumentos no preço
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.