São Paulo, quarta-feira, 18 de abril de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Distribuição aberta incentiva artistas

DO ENVIADO ESPECIAL

A cultura do "nada se cria, tudo se copia" casou tão bem com a internet, que a indústria cultural encontrou em seus próprios consumidores sérios concorrentes .
As ondas de processos para quem baixa músicas e filmes continuam até hoje, mas já existem opções para encontrar conteúdo legal e até personalizar as obras encontradas na internet.
Uma dessas opções é o conteúdo licenciado pela licença Creative Commons (www.creative commons.org.br), que permite ao artista usar várias camadas de proteção para os direitos autorais de sua obra.
Parece complicado, mas basta acessar o álbum de fotos virtual Flickr.com ou o buscador de blogs Technorati.com para ver como qualquer pessoa pode se beneficiar com a CC.
No caso das fotos, o autor pode liberar sem custo o seu conteúdo, permitindo que outras pessoas façam uso comercial das imagens ou mesmo editem e recriem novas obras com base no material original.
O fotógrafo, amador ou profissional, também pode optar pela cobrança do uso comercial da imagem ou apenas autorizar a distribuição sem alteração.
O mesmo vale para músicas, filmes, material didático e para qualquer tipo de conteúdo com propriedade intelectual.
A publicação do conteúdo sob Creative Commons nos sites hospedeiros pode ser feita por meio da própria página da licença.
Na semana passada, músicos e videomakers que adotaram a CC mostraram seus trabalhos no FISL. Mais de 40 obras com licença aberta foram exibidas.
O grupo Mombojó e o DJ Dolores, que publicam suas músicas de graça na internet, fizeram show gratuito para os participantes do fórum.

(JB)


Texto Anterior: Reportagem de capa: Liberdade é o coração da produção colaborativa
Próximo Texto: Licença livre esbarra no preconceito
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.