São Paulo, quarta-feira, 18 de abril de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Acrescente funções ao seu computador

DA REPORTAGEM LOCAL

Se você ainda não comprou um computador com o Windows Vista e está considerando um modelo que vem com a versão Starter, pense bem sobre as limitações que o sistema impõe.
Mas, se você já comprou um PC e quer aproveitar ao máximo o seu Vista Starter, é possível estender as possibilidades dele.
A principal limitação do sistema, a proibição de abrir mais de três programas (oficialmente) ao mesmo tempo, pode ser contornada, ainda que de um jeito que não é o ideal.
O Vista Starter não conta para o seu limite de programas aqueles softwares que funcionam a partir de um pendrive.
Usando a estratégia, conseguimos abrir oito programas na versão Starter, quatro no Windows e quatro rodando do chaveiro USB.
O único problema é que os pendrives não têm rapidez suficiente para executar vários programas ao mesmo tempo com boa performance.
Por isso, é importante colocar no chaveiro programas leves e de preferência em versões específicas para memórias removíveis.

Produtividade
Assim como todas as outras versões do Windows Vista, a Starter não vem com softwares de produtividade, como editor de planilhas e software para apresentações. O Starter vem apenas com o WordPad, com o Mail e com um calendário.
Uma possibilidade é instalar o pacote OpenOffice (www.openoffice.org), de código aberto e gratuito, que vem com editor de textos e editor de planilhas e soft- wares para apresentações, para base de dados, para criar funções matemáticas e para desenhar.
Os programas do OpenOffice podem salvar os arquivos criados em formatos compatíveis com os usados pelos softwares do pacote Office, da Microsoft.
Além disso, os softwares do pacote OpenOffice também abrem arquivos criados no Word e no Excel, por exemplo.

Filmes
Outra coisa que faz falta no Vista Starter são os programas de criação e de gravação de DVDs, úteis no caso de seu computador ter um drive gravador, e não só leitor, de DVDs.
Também há versões gratuitas desses programas. Para criar DVDs com menus, capítulos e exibição de fotos e clipes de vídeo, uma opção é o DVDStyler (www.dvdstyler.de).
Com o filme pronto, é necessário um programa de gravação, como o Imgburn (www.imgburn.com), para gravar na mídia.
(PL)


Texto Anterior: Primeiras impressões: Vista Starter limita software e hardware
Próximo Texto: Crianças e adolescentes agitam feira de robôs
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.