São Paulo, quarta-feira, 18 de abril de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crianças e adolescentes agitam feira de robôs

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Robôs que misturam drinks, jogam damas ou enfrentam desafios lúdicos. Esses foram alguns dos destaques da Robótica 2007, que aconteceu na semana passada, em São Paulo.
A maior parte das máquinas executava tarefas divertidas, como o imenso braço que misturava bebidas, para demonstrar à indústria a precisão e a capacidade de programação variada.
Mas o que agitou o evento foi o Campeonato Sul-americano de Robótica, organizado pela First Lego League. Participaram 42 equipes de estudantes de ensino fundamental e médio de todo o Brasil e uma do Peru.
Nos meses anteriores à feira, os estudantes aprenderam a usar as peças e equipamentos da Lego para robôs, em sala de aula, sempre em torno do tema deste ano: nanotecnologia. "Eles fizeram pesquisas aplicadas à sua realidade e as apresentam aqui", disse Cliviane Valvezan, coordenadora pedagógica da Lego Education.
"Na nossa escola, investimos no uso da nanotecnologia associado ao tratamento de esgoto", disse Fábio César, diretor da escola Nilton Lins, de Manaus, que participou do torneio. Além da pesquisa, o aprendizado era testado em provas nas quais os robôs dos alunos deveriam executar um circuito de tarefas no menor tempo possível.
(GVB)


Texto Anterior: Acrescente funções ao seu computador
Próximo Texto: Canal aberto
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.