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Nova mídia
Políticos, executivos e socialites aderem aos blogs
JULIANO BARRETO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Você sabe o que o político britânico Tony Blair, a cantora brasileira Kelly Key e o transformista
norte-americano Ru Paul têm em
comum?
Todos têm um blog e fazem parte de uma mudança no perfil dos
diários virtuais, que antes eram
um reduto de adolescentes e aficionados por internet.
Os blogueiros tradicionais ainda comandam a maioria dos cerca de 9 milhões de sites do gênero,
mas já dividem a atenção dos internautas com executivos de
grandes empresas, governantes e
economistas especializados no setor financeiro.
Celebridades do mundo da música e do cinema, que muitas vezes
fogem da exposição na mídia,
também começam a publicar suas
experiências na rede. Até o jornal "The
New York Times" usou um blog
para a cobertura do Festival de
Cannes (nytimes.com/pages/movies/movieposts).
O resultado dessa mudança é
uma mistura de opiniões e personagens que diverte, informa e
atrai a atenção de grandes corporações como a General Motors, a
Boeing, a Microsoft e a IBM.
Especialistas em marketing
apontam os diários virtuais como
um dos principais celeiros de formadores de opinião.
Não é para menos: segundo um
estudo realizado pela empresa de
pesquisas Pew Internet (www.pewinternet.org), cerca de 32 milhões de norte-americanos adultos lêem blogs com freqüência.
Desses, 4% dizem ler regularmente diários que tratam de política e 39% possuem o nível superior completo.
Outro motivo que faz os blogs
ganharem importância é o crescimento contínuo. Estima-se que,
diariamente, 40 mil novas páginas
sejam colocadas no ar.
Blog de gravata
Aproximar-se dos consumidores por meio de blogs é uma estratégia cada vez mais comum em
empresas de grande porte.
Confira alguns exemplos de casos bem-sucedidos no endereço
www.corporateblogging.info.
Outra opção é visitar páginas especializadas em reunir diários virtuais que trazem notícias do mundo empresarial, como a Business
2.0 Blog (business2.blogs.com) e
a Strategic Public Relations (prblog.typepad.com).
Há também a CorpBlogNews
(del.icio.us/wacka/corpblognews), que publica uma coletânea
com páginas que tratam da febre
dos blogs como um negócio.
"As empresas precisam ouvir o
que os consumidores estão pensando para criar produtos melhores", diz o especialista em marketing Shel Israel, do blog Red
Couch (redcouch.typepad.com).
"Os blogs fazem esse papel. É como se a corporação se sentasse ao
lado dos clientes e conversasse
com eles", completa Israel, que é
co-autor do livro "How Blogs are
Changing the Way Businesses
Talk with Customers" (Como os
Blogs Estão Mudando a Comunicação entre Empresas e Seus
Clientes, em português).
O vice-presidente da General
Motors, Bob Lutz, e o vice-presidente de marketing da Boeing,
Randy Baseler, são alguns exemplos de executivos que estão "conversando com seus clientes".
Resta agora saber se os clientes
estão interessados no que os eles
têm a dizer. Por enquanto, nenhum dos blogs corporativos citados figura nos cem mais visitados do buscador de blogs Technorati (www.technorati.com/live/top100.html).
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