|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
NOVA MÍDIA
Ativistas e governantes publicam suas opiniões na internet; nos EUA, artistas se reúnem para falar de política
Políticos prestam contas em seus blogs
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Políticos e grandes empresas
estão usando os blogs para alcançar seus objetivos. E essas metas
podem ser as mais variadas, indo
da venda de desodorantes para
adolescentes até a conquista da
reeleição para o cargo de primeiro-ministro do Reino Unido.
A fabricante de produtos para
higiene pessoal Protect&Gamble
usou um blog como arma de marketing. A página (www.sparklebodyspray.com) é mantida por
três adolescentes fictícias, que devem cativar as internautas e sugerir produtos de higiene pessoal.
Já a General Motors colocou seu
vice-presidente, Bob Lutz, para
mostrar as vantagens de sua nova
linha de carros.
A natureza democrática da internet, porém, permite que os diários dos poderosos sofram concorrência de sites amadores e com
idéias contrárias às suas.
Empresas como a rede de supermercados Wal-Mart (www.walmart.com) são alvos de vários
blogs dedicados a reclamar de
suas políticas de negócios. O
walmartwatch.com/blog e o blog.wakeupwalmart.com são
dois exemplos.
Blogueiro eleitor
No ano passado, as eleições presidenciais dos EUA foram marcadas pela participação dos blogs.
Os conflitos no Iraque também
movimentaram a internet, trazendo, inclusive, uma série de diários escritos por soldados no campo de batalha.
Na opinião do professor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp, Tom Dwyer,
o fenômeno dos blogs políticos
ocorreu pela comodidade da comunicação moderna.
"Você pode chegar em casa e fazer meia hora de militância na
frente do computador", explica.
Sobre a relação dos políticos
com os internautas, o professor se
mostrou menos animado.
"Os políticos têm uma relação
superficial com a internet. Eles
não têm controle das situações
que podem acontecer em um site
aberto a comentários. É como em
um comício. O político sente que
pode perder o controle e não gosta muito disso", diz.
No Brasil, já há parlamentares
usando blogs para falar com os
eleitores. É o caso da vereadora
Soninha (www.soninha.com.br)
e do senador Cristovam Buarque
(www.cristovam.com.br/blog), respectivamente do PT-SP e do PT-DF. Outro que usa
blog é o deputado federal Inácio
Arruda (www.inacio.com.br/blog.php), do PC do B do Acre.
Também é possível ler blogs de
vários representantes do PSDB de
São Paulo no portal da liderança
do partido na Assembléia Legislativa (www.lidpsdb.com.br).
(JULIANO BARRETO)
Texto Anterior: Nova mídia Próximo Texto: Colunista reúne celebridades em site Índice
|