São Paulo, quarta-feira, 18 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CAMPANHA ELETRÔNICA

Rede vira ponto de encontro para debate político

Maluf e Marta são os mais criticados dentro do Orkut

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Além de servir como ferramenta para acompanhar os detalhes sobre as campanhas eleitorais, a internet também funciona como ponto de troca de idéias entre simpatizantes e opositores dos candidatos. Na comunidade virtual Orkut (www.orkut.com), os espaços reservados para discussões sobre política atraem milhares de usuários.
O curioso é que há mais usuários em movimentos contra as candidaturas do que nos de apoio. Paulo Maluf, do PP, e Marta Suplicy, do PT, são os mais odiados na rede.
Maluf é o alvo principal das discussões. A comunidade "São Paulo odeia Paulo Maluf" tem cerca de 2.600 membros; outras, com títulos ainda menos elogiosos, agregam cerca de 1.800 participantes. Apoiando o candidato, existem comunidades como "Amigos de Maluf - Força Maluf!" e "Paulo Maluf", que, juntas, somam 1.300 pessoas.
Marta é lembrada em comunidades como "Odeio Marta Suplicy", que tem mais de 1.200 membros, e "São Paulo - I hate Marta", com 380 participantes.
Os apoiadores da prefeita também estão presentes, porém em menor número, em tribos como "Eu amo Marta Suplicy", que possui menos de 150 membros.
José Serra tem algumas comunidades de apoio à sua candidatura, como "Serra Prefeito - Eleições 2004" e "José Serra para Prefeito de SP". Mas também é lembrado de forma negativa pelos usuários da comunidade "José Serra - Deus me livre". Nenhuma delas, no entanto, consegue alcançar a marca dos mil usuários. (JB)


Texto Anterior: Páginas apresentam estrutura semelhante
Próximo Texto: Sites especiais conscientizam eleitor
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.