São Paulo, quarta-feira, 18 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Páginas apresentam estrutura semelhante

MARCEL MORETTI
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Os sites de campanha dos candidatos à prefeitura de algumas das principais capitais do país possuem uma estrutura básica semelhante, com biografia do candidato, fotos e agenda, além de um serviço diário de notícias favoráveis ao político. Outro ponto em comum é que muitos deles prometem fornecer o programa de governo do candidato, mas não cumprem a promessa.
No Rio, dos três primeiros colocados na pesquisa do Ibope, dois estão na internet. O link Programa de Governo do site de César Maia, do PFL (www.cesarmaia.com.br), leva na verdade a um espaço para o internauta enviar sugestões para o tal programa, prometido para breve.
O site de Luiz Paulo Conde (www.conde15.com.br), terceiro colocado em intenções de voto, vai pela mesma linha, pedindo sugestões ao internauta por e-mail. A campanha de Marcelo Crivella (PL), segundo colocado nas pesquisas, ainda não está na rede.
Empatados tecnicamente segundo o Ibope, os dois primeiros colocados em Belo Horizonte estão bem distantes quando o assunto é a campanha na internet. Enquanto o site do atual prefeito, Fernando Pimentel, do PT (www.pimentel13.can.br), está operando normalmente, o de João Leite, do PSB (www.joaoleite40.can.br), apresentava, até o fechamento desta edição, apenas uma imagem com nome e número do candidato.
Em Porto Alegre, a disputa via rede se dá entre Raul Pont, do PT (www.raul13.can.br), e José Fogaça, do PPS (www.fogaca23.can.br). O site do petista possui agenda de campanha e artigos enfatizando a atual administração do partido, que ocupa o poder na cidade desde 1989. Porém o link Programa de Governo não leva ao tal programa, mas à seção de notícias do candidato.
O destaque do site de seu adversário, José Fogaça, é uma seção denominada Rádio, em que são incluídos diariamente trechos de entrevistas do candidato a emissoras locais, discursos em eventos de campanha etc. Seu programa de governo, no entanto, também não está disponível.
Até o fechamento desta edição, o líder na cidade de Salvador segundo o instituto Dataform, o deputado estadual João Henrique, do PDT, ainda não possuía site, mas sua assessoria afirmou que hoje ele estaria no ar, no endereço www.joaohenrique12.com.br.
César Borges, do PFL -que está tecnicamente empatado com João Henrique-, possui um site (www.cesar25.com.br) cujo destaque são fotos enormes do rosto do candidato, em close, na metade esquerda da tela, restando a outra metade para as informações. A página do terceiro colocado nas pesquisas, o petista Nelson Pelegrino (www.pelegrino13.can.br), possui textos longos com algumas propostas do candidato, fornecendo com isso algo próximo de um programa de governo.


Texto Anterior: Candidatos têm direito a endereço especial
Próximo Texto: Campanha eletrônica: Maluf e Marta são os mais criticados dentro do Orkut
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.