São Paulo, quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Direito autoral é discutido

DA REPORTAGEM LOCAL

Os direitos autorais estão no centro das discussões da indústria fonográfica há anos.
Quando o assunto é baixar música, grupos divergem. De um lado, estão aqueles que dizem ser roubados quando um usuário faz download de uma canção sem pagar -grupos de artistas e, principalmente, gravadoras, preocupadas com o declínio acelerado da venda de CDs.
De outro lado, estão aqueles que defendem a distribuição gratuita, tanto para facilitar o acesso a um bem cultural quanto para protestar diante de uma indústria que precisa se reinventar.
"A partir da popularização da música digital na internet, a indústria da música viu-se diante de uma nova tecnologia que não havia sido criada por ela e que iniciou uma nova era da música, na qual a livre distribuição começou a ameaçar a hegemonia das gravadoras", afirma o professor Felipe Ribeiro Wünsch.
"As gravadoras perderam espaço para as ações dos usuários que promovem a música no ciberespaço por meio dessa integração ilimitada." (DA)


Texto Anterior: Artistas experimentam novos formatos para atrair mais ouvintes
Próximo Texto: YouScrobble une YouTube e Last.fm
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.