São Paulo, quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

YouScrobble une YouTube e Last.fm

THIAGO BLUMENTHAL
EDITOR-ASSISTENTE DA PUBLIFOLHA

Imagine usar toda a base de dados do Last.fm, uma das maiores redes sociais de música da internet, com os vídeos do YouTube. Mais: poder baixar canções sem custo algum. Essa é a proposta do novo site YouScrobble (youscrobble.com), que promete tornar qualquer pesquisa musical fácil, rápida e mais completa.
Funciona assim: o usuário procura por um artista, álbum, música ou até mesmo uma categoria (como rock, pop, clássica, country). Depois é só dar um play na música desejada que uma janelinha do YouTube vai abrir à direita da tela. A navegação fica livre para trocar as abas referentes àquela busca, com acesso à biografia daquela banda ou cantor. O layout é baseado no modelo do YouTube, mas com a cor verde.
Scrobble, termo usado pelo Last.fm, é um neologismo para capturar uma música e então arquivar suas informações, filtrando, por exemplo, o que o usuário mais ouve e os possíveis estilos e bandas de que poderia gostar -por similaridade.
Ao fazer uma conta no site, o usuário pode acompanhar estatísticas diárias das músicas e dos artistas que ouve e compará-las com as de pessoas que fazem parte de sua comunidade.
O site fornece dados de quais são as bandas mais acessadas e ouvidas em seu país (no Brasil, até a conclusão desta edição, Oasis e Lady Gaga estavam em primeiro lugar).
O maior destaque do You- Scrobble, que teve sua versão de testes lançada no fim de outubro, é o download das músicas, que o site diz fornecer de forma absolutamente legal. O usuário não pode vender as músicas que baixa no site, ou seja, usar os downloads disponibilizados para fins comerciais, o que seria uma violação do direito autoral do artista.
Em entrevista por e-mail, David Miller, que representa o YouScrobble, afirma que o site é 100% legal e que a ideia é ter anúncios para bancar parcerias com selos e gravadoras, como faz o YouTube. A quantidade de downloads é limitada a 15 músicas por dia -quem quiser até 500 canções diárias deve pagar um plano especial.
Miller diz que, se o detentor dos direitos de determinada música solicitar, o YouScrobble retira o arquivo do ar. Mas adianta que, até agora, não houve nenhum pedido formal.
Um problema é o fato de que os downloads nem sempre são de qualidade, como mostraram os testes feitos pela Folha.
A reportagem baixou a música "The Sound of Silence", da dupla Simon & Garfunkel, e obteve uma versão ao vivo, de um show irreconhecível e com um áudio terrível. Já para a música "15 Step", do Radiohead, o áudio estava limpo, como no álbum oficial.


Texto Anterior: Direito autoral é discutido
Próximo Texto: Operadoras apostam em serviços extras
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.