UOL


São Paulo, quarta-feira, 19 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Iniciativas ainda são incipientes no Brasil

FREE-LANCE PAR A FOLHA

Iniciativas como o Re:Combo ainda são novas no Brasil. Mas conceitos como a lógica "copyleft" aplicada à música e à troca de arquivos à distância no processo de criação já fazem parte do cenário artístico brasileiro, embora muito distantes dos holofotes do "show business".
De Belo Horizonte vem o Esquadrão Atari, formado pela dupla MC 5 e Karen Eliot. Oferecem músicas, manifestos e até um remix de "Get the Party Started", da cantora Pink, em seu site.
O grupo é categórico em sua causa: "Não autorizamos qualquer espécie de comercialização das faixas, e sua distribuição por quaisquer meios gratuitos (internet, rádio, CD-R etc.) é permitida desde que citada a fonte". A paulistana LSDiscos, que distribui CDs de nomes como os Jerrssons (www.mp3.com/jerssons), Bolor 09 (www.bolor9.hpg.ig.com.br), Pós-Ravers e HDJ, entre outros, trabalha com a mesma lógica, que segue pelos fanzines Hipogripho (www.geocities.com/hipogripho) e Rizoma (www.rizoma.net).
Trocando arquivos em cidades diferentes estão Tarcila Broder (no Rio de Janeiro), Rodrigo Antunes (em Curitiba) e Corey Cunningham (em San Francisco), que respondem como o grupo pop, influenciado por Burt Bacharach, Stereolab e Belle & Sebastian, Belleatec (listen.to/belleatec), que já lançou discos na Espanha e no Canadá e tem fãs espalhados pelo planeta.
Seguindo a mesma tendência está o paulistano Oswaldo Júnior, que responde pelo projeto Arquétipo (i.am/arquetipo) e realiza colaborações com artistas de outras cidades sob o nome de Undrone.
Os gaúchos Max Chami (com os projetos Antoine Trauma, Iconoclásticos) e Gustavo Alves (N0-Age, Horror Media, Squizo Cactus) também estão entre os brasileiros que fazem colaborações à distância. (AM)


Texto Anterior: Confira alguns tentáculos do Re:Combo
Próximo Texto: Projeto vai ao exterior
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.