UOL


São Paulo, quarta-feira, 19 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CANAL ABERTO

Dicas para uso de imagens em JPG ou TIF

"Qual a diferença entre os arquivos de imagem com a extensão TIF e JPEG?"
(Eduardo Leopoldo)
Resposta - As imagens digitalizadas por meio de scanners e as obtidas por câmeras digitais oferecem a possibilidade de escolher um formato de arquivo de imagem. Se você gravar a mesma foto digital duas vezes, uma com a extensão JPG e a outra com TIF, não notará diferença na tela do PC.
Contudo, se imprimir a imagem, possivelmente verá a diferença. A palava-chave é compressão.
O formato JPG usa algoritmos de compressão que reduzem significativamente o tamanho físico de um arquivo em bytes. Uma mesma imagem gravada nos dois formatos apresentou 64 Kbytes em JPG e 800 Kbytes em TIF.
A compressão usada no arquivo JPG pode ser configurada pelos programas de edição de fotos, variando a qualidade da imagem.
Quanto mais compressão, mais perda de qualidade. Porém, dependendo do uso da foto, vale a pena ter uma compressão grande e ganhar em tempo de exibição. O tamanho reduzido de fotos em JPG tornou-as preferidas em sites.
Já as imagens TIF são muito usadas para impressão de alta qualidade. Uma imagem TIF nunca perde qualidade. Pode-se editar uma imagem nesse formato e gravá-la centenas de vezes. Já as imagens JPG perdem alguma coisa, pois, ao regravá-las, elas são sempre recompactadas. A escolha do formato depende do uso. Se for amador, adotar o JPG apresenta o melhor custo-benefício.


CORRESPONDÊNCIA
E-mail
canalaberto@uol.com.br
(necessário nome completo)



Texto Anterior: Teste USP: Qualidade de impressão é destaque
Próximo Texto: Diversão: Falha técnica prejudica Dragon's Lair 3D
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.