UOL


São Paulo, quarta-feira, 19 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DIVERSÃO

Visual caprichado é o destaque de game em que um cavaleiro deve salvar uma princesa das garras de um dragão

Falha técnica prejudica Dragon's Lair 3D

THÉO AZEVEDO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Um destemido cavaleiro cuja missão é invadir um castelo sombrio e salvar a princesa das garras de um temível dragão. Esse clichê mais do que explorado é o pano de fundo de Dragon's Lair 3D (R$ 89, tel. 0/xx/11/3154-0344), a nova versão de um clássico lançado há 20 anos que chamou a atenção pelos gráficos revolucionários para a época.
O jogador assume o papel do desastrado cavaleiro Dirk the Daring, e a princesa a ser salva é a sensual Daphne. Além do costumeiro dragão, há também um poderoso feiticeiro a ser derrotado.
À primeira vista, o que mais chama a atenção em Dragon's Lair 3D é o seu visual. Longe do realismo dos jogos atuais, o game abusa das cores, efeitos de luz e animações, tornando-se muito agradável aos olhos. O clima de humor também é inconfundível, principalmente nas trapalhadas do cavaleiro, que está sempre se dando mal nas situações.
Boa parte de Dragon's Lair 3D se desenrola dentro do castelo. Lá Dirk vai ter de passar pelos mais variados desafios. Os quebra-cabeças são inúmeros e um descuido é fatal, pois a quantidade de armadilhas traiçoeiras é imensa.
Com um amuleto mágico, a princesa se comunica com Dirk de seu cativeiro, dando-lhe dicas de como superar alguns perigos. As animações mostram o empenhado cavaleiro sempre levando a pior, seja chamuscado em um incêndio descontrolado ou então esmagado como folha de papel por uma "estante encantada". Às vezes, Dirk mostra mais interesse em coletar os tesouros do castelo do que no resgate da moça.
O jogo seria praticamente perfeito, dentro de suas intenções, não fossem alguns problemas técnicos, a começar pelos comandos: após instalar o game, a definição das funções para as teclas fica a cargo do jogador e, mesmo seguindo as sugestões do manual, acaba sendo um pouco confuso controlar Dirk.
A câmera que acompanha a movimentação do cavaleiro é outra dor de cabeça e muitas vezes insiste em escolher os piores ângulos de visão.
Problemas à parte, Dragon's Lair 3D é ótimo para uma diversão casual e sem compromissos. Para jogá-lo, é necessário um Pentium III de 800 MHz, 128 Mbytes de RAM, 1,5 Gbyte de espaço em disco, CD-ROM 8x, placa de vídeo com 16 Mbytes e sistema Windows 98, Me, 2000 ou XP.


THÉO AZEVEDO é editor do site www.theogames.com.br


Texto Anterior: Canal Aberto: Dicas para uso de imagens em JPG ou TIF
Próximo Texto: Silêncio é o segredo do sucesso
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.