São Paulo, quarta-feira, 19 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Só 17% dos brasileiros têm acesso à internet em casa

DA REPORTAGEM LOCAL

Nem todo mundo está conectado. Pelo menos se a referência são os lares do Brasil. A pesquisa TIC Domicílios 2007, feita pelo Cetic.br a pedido do Comitê Gestor da Internet no Brasil, mostra que apenas 24% dos domicílios brasileiros possuem computadores e só 17% dos habitantes têm acesso à internet em suas casas.
De 2006 para 2007, o aumento de micros nas residências brasileiras foi de quatro pontos percentuais, e o crescimento do acesso à internet em casa, de três pontos percentuais, o que representa 11 milhões e 7,8 milhões de domicílios, respectivamente.
No total, o número de usuários de computador chega a 52,9 milhões. O total de pessoas que acessaram a internet nos últimos três meses atingiu 44,9 milhões.
O estudo também mostra que o ano passado transformou locais pagos, como LAN houses e cibercafés, nos principais ponto de acesso à internet -esse tipo de acesso passou de 30% para 49%. O uso em casa permaneceu estável em 40%.
Ainda de acordo com a pesquisa, feita em 17 mil domicílios em zonas urbanas, as conexões de banda larga estão presentes em 50% dos lares que possuem acesso à internet -crescimento de dez pontos percentuais em relação ao ano anterior. Mas 42% dos brasileiros ainda usam a rede via telefone, que não permite alta velocidade de navegação.
O principal entrave para a posse de equipamentos nas residências é econômico: o custo elevado do computador (78%) e o do acesso à internet (58%). Os entrevistados afirmam, também, que a principal barreira para o uso da internet é a falta de habilidade (55%).(DANIELA ARRAIS)


Texto Anterior: Sem EUA, internet será global em 2009
Próximo Texto: Boom: China ultrapassa EUA e tem maior número de internautas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.