São Paulo, quarta-feira, 19 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Leopard é mais eficiente na instalação de novos programas

ESPECIAL PARA A FOLHA

Para instalar e desinstalar programas, o sistema mais fácil e eficiente foi o Leopard. Para instalar, basta arrastar o arquivo para a pasta Aplicativos. Para remover, basta arrastar para a lixeira. Isso faz com que o acesso aos aplicativos seja bem organizado e eficiente.
A instalação de programas no Ubuntu também é muito simples. O sistema conta com um aplicativo gráfico para fazer a instalação e a desinstalação.
No Vista, o processo também é simples, mas há uma deficiência. Os programas instalados colocam partes na pasta do sistema e geram registros.
Por isso, quando é feita a desinstalação, alguns resíduos acabam permanecendo no sistema, o que gera uma queda de performance.
Eventuais resíduos de desinstalação no Ubuntu ou no Mac não acarretam tanta perda de desempenho.
Avaliamos a manipulação de arquivo e a compressão de dados. O Leopard foi o que se saiu melhor, sendo mais rápido. Uma das razões é que o sistema é otimizado para o hardware.
O Leopard e o Ubuntu são baseados em Unix, que vem sendo desenvolvido e aprimorado há décadas.
Por isso, apresentam maior estabilidade e segurança -praticamente não há vírus nessas plataformas. Já o Vista apresenta problemas de segurança e sofre grande número de ataques de vírus.

Aplicativos
Quanto ao número e diversidade de programas, o Vista vence. No Ubuntu, a vantagem é que a grande maioria dos programas é gratuito, o que acarreta economia.
Já o Leopard tem um grande número de aplicativos voltados só para Mac e, por ser baseado em Unix, virtualmente pode usar qualquer aplicativo Linux ou BSD.
Quanto aos aplicativos em geral, os três sistemas apresentam equivalentes, entretanto o Vista lidera com vantagens no mundo dos games.


Texto Anterior: Vista e Ubuntu se dão melhor com o idioma português
Próximo Texto: Entenda os caminhos dos sistemas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.