São Paulo, quarta-feira, 19 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Com mais banda larga, software tende a migrar para a internet

DA REPORTAGEM LOCAL

A maior velocidade da conexão de internet permitirá o aumento do número de softwares que podem ser utilizados diretamente pela internet, sem precisarem ser instalados no micro. Mas ainda não se sabe se os programas on-line substituirão aqueles que são instalados.
"Substituir é um termo forte. A tendência é que isso aconteça a médio prazo", comenta Félix Ximenez, diretor de comunicação do Google Brasil, que oferece o pacote Google Docs, com editor de texto, planilha e apresentação de slides on-line.
Marco Bravo, diretor de software da IBM Brasil, diz que diversos dispositivos vão estar conectados entre si pela internet. "A velocidade das redes locais deve ir para a ordem de terabits; hoje, temos megabits. Apostaria que, com a taxa de transferência que se terá daqui a alguns anos, tanto fará ter o software na rede ou no disco."
Já Osvaldo Barbosa, diretor do grupo de serviços on-line da Microsoft Brasil, discorda e diz que os recursos da internet serão complementares aos dos programas instalados. "Primeiro, o tempo de carregamento de uma planilha [na internet] não vai ser o mesmo [no PC]; segundo, se o usuário precisar de uma função adicional, ele não vai encontrar na internet um recurso tão sofisticado quanto o que ele usa na sua máquina."
Além do Docs, atualmente já é possível encontrar outras suítes gratuitas na internet, como o Zoho (www.zoho.com).
O software do futuro deverá, necessariamente, ter código aberto, para entender e ser entendido por programas de outras empresas -o que não tem a ver com software gratuito, afirma Bravo, da IBM. "Isso é sinal de maturidade do mercado de software. É o mesmo processo pelo qual a indústria eletrônica passou há quarenta anos." (CAMILA RODRIGUES)


Texto Anterior: Entenda os caminhos dos sistemas
Próximo Texto: Comportamento: Jovens usam celular para criar mundo particular
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.