São Paulo, quarta-feira, 19 de abril de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TESTE

Com o Boot Camp, que permite usar o Windows em computadores Apple, comparação de máquinas fica mais precisa

Mac e PC se enfrentam no mundo Intel

MARIANA BARROS
DA REPORTAGEM LOCAL

A comparação da performance das máquinas da Apple e dos PCs nunca pôde ser muito precisa, já que seus diferentes sistemas operacionais -Mac OS e Windows, respectivamente- acabavam influenciando o desempenho das atividades desses computadores.
Desde o início deste mês, porém, essa barreira foi derrubada. A Apple lançou o software Boot Camp, que permite instalar o sistema operacional Windows XP em computadores Macintosh dotados de chips Intel, possibilitando uma comparação mais fidedigna entre as máquinas.
Foi o que fez Justin Jaffe, um dos autores do blog Alpha (alpha.cnet.com). Ele comparou quatro notebooks: dois MacBook Pro, da Apple, um Acer TravelMate 8200 e um HP Pavilion dv1000t. Um dos MacBooks, o Acer e o HP tinham processador dual core Intel T2500, que tem 2,0 GHz. O outro MacBook tinha chip dual core Intel T2400, de 1,83 GHz.
A configuração dos três notebooks mais velozes era bastante semelhante. O MacBook Pro mais potente oferecia 2 Gbytes de memória, placa gráfica ATI Mobility Radeon x1600 e 100 Gbytes de disco rígido com velocidade de 5.400 rpm.

Desempenhos
Foi ele o mais veloz na execução do editor de imagens Photoshop CS. O resultado deveu-se, em grande parte, ao Windows XP, ideal para o uso desse programa -não se sabe quando será lançada uma versão do software para o Mac OS X Tiger.
Até lá, para usar o Photoshop em um computador com o sistema Apple e chip Intel, é preciso usar a tecnologia Rosetta, que traduz o Photoshop de maneira que ele possa ser compreendido pelo Mac OS X Tiger.
Isso compromete a performance do programa, o que deu ao MacBook Pro com Mac OS X Tiger o último lugar em agilidade de uso do Photoshop.
Em contrapartida, contar com o hardware e o sistema da mesma fabricante facilitou o desempenho desse MacBook Pro na hora de usar um programa da Apple. Ele foi o mais veloz na conversão de MP3 com o iTunes.
Mas, ao que parece, a grande vantagem trazida pelo Boot Camp e pela possibilidade de usar o sistema operacional da Microsoft nos Macintosh é permitir a entrada dessas máquinas, pela porta da frente, no mundo dos games. É o caso do jogo Doom 3, que no Windows XP foi exibido à velocidade de 21,6 frames por segundo, enquanto no Mac OS X Tiger obteve apenas 13,8 frames por segundo.


Texto Anterior: Alguns finalistas
Próximo Texto: Música digital: Confira avaliação de lojas on-line
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.