São Paulo, quarta-feira, 19 de abril de 2006

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MÚSICA DIGITAL

Site especializado testou desempenho de oito serviços dos EUA

Confira avaliação de lojas on-line

DA REPORTAGEM LOCAL

A venda de músicas on-line ainda é tímida no Brasil, mas, nos EUA, as lojas virtuais comercializam canções em um clique. Segundo a Federação Internacional da Indústria Fonográfica, a venda de músicas digitais gerou US$ 1,1 bilhão em 2005 e representa 6% dos ganhos das gravadoras.
A líder do ramo é a loja iTunes, da Apple, dona de cerca de 85% do mercado. Mas, apesar de ser a mais popular, a loja não foi a mais bem avaliada entre as oito testadas pelo TechCrunch (www.techcrunch.com). O site averiguou o custo/benefício e os recursos oferecidos pelas lojas on-line.
Quem ganhou a disputa musical foi a loja AllofMP3.com, que cobra por megabyte. O preço de uma canção de qualidade média fica em torno de US$ 0,09. O serviço também é compatível com o tocador iPod, da Apple, que é disparado o mais popular do gênero e uma das principais justificativas para a boa aceitação da loja virtual da empresa.

Ringtones
A maior provedora de telefonia celular dos EUA, a Cingular, planeja vender como toques de campainha, canções das bandas do site de rede social MySpace.com. Os ringtones serão adquiridos pela própria comunidade e os autores deverão ficar com 25% do ganho com as vendas. Cada toque de 30 segundos custará cerca de US$ 2,50 -preço bem superior ao de canções inteiras vendidas via internet. (MB)


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