|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Facebook e Orkut entram na jogada
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Redes sociais servem
para se comunicar, manter contato com amigos,
conhecer gente nova, procurar emprego, guardar
fotos e vídeos, arranjar namorado(a) e, mais recentemente, jogar. No Facebook, no Orkut ou no
MySpace, os jogos já ocupam lugar de destaque.
Segundo pesquisa da Associação Alemã da Indústria das Telecomunicações
(Bitkom, na sigla em alemão), mais de 10 milhões
de pessoas jogam todos os
dias na internet. Parte
desse quinhão está nas redes sociais, já que os games costumam ser gratuitos e permitem a participação de várias pessoas.
O Facebook percebeu o
filão e abriu-se para o que
os EUA chamam de "social
games". Hoje, de boliche a
pôquer, há muitos jogos
que se integram ao site.
Basta o membro do Facebook acessar apps.facebook.com/gameserpent
para ter acesso à lista de
jogos -também é possível
saber quais são os favoritos do momento ou tentar
superar os recordes de
pontuação.
Os jogos sociais representam uma oportunidade de negócios, tanto que
já foram investidos US$
98 milhões em companhias do tipo no ano passado. Até mesmo a Electronic Arts apostou no gênero, com uma versão do
Scrabble, jogo de formar
palavras, para o Facebook.
No Orkut, há até algumas produções brasileiras, como Vida Rock, da
Colorcube Games. No jogo, criam-se personagens
que podem desenvolver
suas habilidades ao formar bandas e tocar nos
palcos virtuais. Para jogar,
acesse bit.ly/vidarock.
A News Corporation,
que em 2005 comprou o
MySpace por US$ 580 milhões, disse recentemente
que pretende transformar
a rede social em uma plataforma de jogos. A ideia é
reposicionar o site, que está atrás do Facebook em
número de usuários.
"O MySpace será cada
vez mais no futuro um espaço para as pessoas se conhecerem e jogarem games", disse Jonathan Miller, chefe do braço digital
da News Corp.
(TA)
Texto Anterior: Filme conta como jogos on-line mudam vida real Próximo Texto: tec-tec-tec Índice
|