São Paulo, quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Twitter será usado para criar história alternativa em seriado

DA REPORTAGEM LOCAL

Depois de adaptar e recontar a história de seriados como "Smallville" e "Heroes", Mark Warshaw tem planos de usar o Twitter na transformação da nova versão da série "Melrose Place". Segundo ele, o site faz parte do plano de narrativa transmídia feito para o seriado, que foi sucesso na década de 1990.
Além do microblog, Warshaw diz que quer usar tecnologias emergentes para fazer mais ações off-line ao planejar uma narrativa transmídia "para conectar o digital com a vida real." Ele pensa que "as pessoas precisam ter mais experiências concretas, em vez de ficar só on-line", diz.
Warshaw ainda ressalta que montar o plano de transformação de uma narrativa não é um simples "copiar e colar". "A gente cria as histórias usando o melhor de cada meio."
Warshaw começou a trabalhar na área em 2001, com o seriado "Smallville", quando fez ações na internet e em celulares para ajudar a contar a história do Super-Homem. Segundo o produtor, desde que ele começou sua carreira, os meios mais "maduros" passaram a ter menos medo das novas plataformas. "Contadores de histórias de TV estão usando plataformas como o Twitter e aplicativos de iPhone para expandir suas narrativas. Os estúdios estão de olho na próxima ferramenta que poderá ajudá-los a divulgar sua produção."
O produtor, que também é roteirista e diretor, define "interatividade e participação" como dois princípios básicos de um plano transmídia.
Atualmente, Warshaw atua na The Alchemists (oalqui mista.com), empresa que trabalha com tecnologia e educação e tem escritórios no Rio de Janeiro e em Los Angeles. Segundo ele, a educação foi escolhida como um dos pilares da empresa porque "usar estratégias de entretenimento e o melhor de cada meio é algo natural [para a educação]; uma história nos faz entender melhor os conceitos."
Além disso, ele participa do projeto "Imagine This!" (imaginethistv.com), um programa de TV colaborativo. (AD)


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Sistema de localização e celular irão contar histórias, diz Long
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.