São Paulo, quarta-feira, 19 de agosto de 2009

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Mensagens pagas começam a ganhar terreno no Twitter

PRADNYA JOSHI
DO "NEW YORK TIMES"

Agora que o Twitter está de volta ao funcionamento normal após ataques cibernéticos, é hora de pensar em uma questão cada vez mais corriqueira e que já incomoda o mundo do Twitter: os tweets pagos. A Izea -agência por trás de um serviço de pagamento de posts em blogs- está trazendo a ideia ao Twitter. A empresa lançou o "Sponsored Tweets" (tweets patrocinados, em tradução livre), serviço pelo qual usuários são pagos por mensagem comercial divulgada aos seus seguidores.
As transações comerciais a partir de redes como o Twitter e o Facebook estão em ascensão. Oprah Winfrey demonstrou o poder dessas mensagens em maio, depois de mencionar uma promoção em seu perfil. O link foi acessado tão rapidamente que a empresa citada não pode atender a todos.
Segundo a PQ Media, o marketing boca a boca teve um aumento de 14,2% e atingiu US$ 1,54 bilhão em 2008. Os tweets pagos esperam atrair alguns desses dólares. No Twitter atual, não há como escolher qual tweet será recebido se você segue o perfil. Outras empresas criaram redes de propaganda no Twitter e um outro serviço do tipo, chamado PayMe Tweets -ainda na versão de testes. A iniciativa atraiu críticas pelo método declaradamente comercial.
Ted Murphy, fundador e diretor-executivo da Izea, afirma que a plataforma de sua agência é mais bem controlada. Segundo ele, a Izea se esforça para criar uma política clara de divulgação. A plataforma de tweets patrocinados requer que seus usuários insiram uma etiqueta, como #ad (indicando "anúncio"), algumas informações sobre o item patrocinado em parênteses ou uma pequena notificação como "brought to you by" ("levado até você por", em tradução livre) antes do envio de qualquer mensagem.
Com os tweets limitados a 140 caracteres, a Izea teve de ser criativa para comunicar, sem deixar a ética de lado. Os usuários do Twitter que aceitarem publicar os post pagos serão remunerados com base em estatísticas individuais, como o número de seguidores. O dono de um perfil com 10 mil seguidores poderia lucrar até US$ 35 por tweet comercial, segundo Murphy.
Apesar disso, ele diz que só 60% das oportunidades oferecidas têm sido aceitas.

Tradução de FABIANO FLEURY DE SOUZA CAMPOS



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