São Paulo, quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Entidade fiscaliza fabricantes de micros

DA REPORTAGEM LOCAL

O Greenpeace comemora o panorama traçado por seu Guia dos Eletrônicos Verdes, que, em sua quarta edição, mostra que as empresas estão mais comprometidas com o ambiente. O documento acompanha 14 fabricantes de eletrônicos e elabora um ranking que leva em conta as políticas de descarte e reciclagem de equipamentos e a utilização de elementos nocivos na produção.
"A vitória foi a Apple ter tirado substâncias tóxicas de seu processo de fabricação", afirma Ricardo Baitelo, da campanha de energia renováveis do Greenpeace.
A empresa de Steve Jobs saiu do último lugar e subiu para a décima posição com o compromisso de eliminar de seus produtos PVC (policloreto de vinila) e BFRs (retardantes de fogo bromados) até o final de 2008.
A fabricante também se comprometeu a reciclar 9,5% do que vendeu nos últimos sete anos -índice que, segundo ela, chegará a 28% em 2010.
Embora nenhuma das empresas avaliadas tenha obtido nota dez, a Nokia é quem teve melhor desempenho, com nota oito. A pole-position é justificada pela eliminação completa do PVC e parcial dos BRFs.
Além disso, a finlandesa, que é a maior fabricante de celulares do mundo, apóia a política de Responsabilidade Individual de Produtoras, pela qual cabe a cada fabricante recolher os produtos de sua marca que forem descartados.
Mas nem só de danos ao ambiente vivem os eletrônicos. "Eles não estão entre os maiores consumos residencial ou comercial. Iluminação, ar-condicionado e chuveiro elétrico continuam na frente", diz Baitelo. Segundo ele, esses aparelhos, em certa medida, até fazem bem. "Se você pensar por uma questão de comunicação e até filosófica, há o grande benefício dos computadores e da internet na redução de outras emissões. O transporte de informações economiza o deslocamento de pessoas. É um balanço positivo no final das contas", afirma. (MB)


Texto Anterior: Ciberverdes
Próximo Texto: Tec-tec-tec
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.