São Paulo, quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

reportagem de capa

Por mercado, empresa vira ciberverde

VERDES E MADURAS > De oito companhias ouvidas pela reportagem, só uma não possui programa de preservação ambiental

Regis Duvignau - 22.jan.07/Reuters
GARIMPO
Trabalhador da empresa francesa Ecomicro procura, em micros que foram descartados, peças que possam ser usadas novamente; a empresa diz separar 1.500 t de aparelhos obsoletos a cada ano


DA REPORTAGEM LOCAL

Embora seja difícil determinar até que ponto a política verde de uma empresa realmente interfere na escolha de um produto, os consumidores são cada vez mais encorajados a optar por empresas atentas aos problemas ambientais.
Um reflexo disso é o empenho de muitas companhias de informática em adotar programas de reciclagem, em reduzir o consumo de energia de seus aparelhos e de dispensar o uso de elementos tóxicos nos processos de produção.
Das oito fabricantes ouvidas pela Folha -Apple, Dell, HP, LG, Motorola, Nokia, Sony e Sony Ericsson- apenas uma disse não contar com programas relacionados com a preservação ambiental, a LG (www. lge.com.br).

Projetos
"Uma Apple Mais Verde" é o nome do projeto ecológico da Apple (www.apple.com.br), que engloba o fim do uso de elementos químicos tóxicos e o aumento do número de toneladas recicladas.
A Dell (www.dell.com.br) promove um programa de coleta de equipamentos usados que é encadeado em projetos de inclusão digital. Em parceria com a Fundação Pensamento Digital (www.pensamento.digital.org.br), as máquinas são recolhidas, recondicionadas e doadas, criando uma opção ao descarte. Além disso, a empresa afirma seguir as normas de redução de chumbo.
Já a HP conta com um programa de devolução de baterias usadas (www.hp.com.br/baterias) e vem diminuindo o uso de resinas plásticas nos cartuchos de impressão e nas embalagens. Há reciclagem para cartuchos de jato de tinta e toners, e papéis usados são revertidos em embalagens.
A Motorola (www.motorola.com.br) investe na reciclagem de baterias e de celulares e dá informações aos interessados em participar do programa pelos telefones 4002-1244 ou 0800-773 1244.
Outra a investir na reciclagem é a Nokia (www.nokia.com.br), que afirma que as caixas de seus produtos contêm explicações sobre como descartar baterias e usar a rede de coleta de portáteis usados. A empresa também restringe o uso de substâncias tóxicas.
Mercúrio, cádmio e chumbo foram removidos dos produtos da Sony, que coleta pilhas e baterias em postos autorizados.
A Sony Ericsson (www.sonyericsson.com.br) conta com sistema semelhante e recolhe baterias e aparelhos em assistências ou postos de coleta. A solicitação para retirada pode ser feita no www.gmcons.com.br/baterias. (MB)


Texto Anterior: Cientistas pedem moral robótica
Próximo Texto: O poder é de vocês
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.