São Paulo, quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Iluminação local é ponto a ser cuidado

DA REPORTAGEM LOCAL

A iluminação da casa ou do escritório onde o equipamento eletrônico está sendo usado também contribui para um gasto excessivo de energia.
"A iluminação pode ser feita de maneira eficiente, diminuindo um consumo que não está ligado diretamente ao equipamento, mas à maneira como você o usa", afirma a técnica em mudanças climáticas da ONG ambientalista WWF (www.wwf.org.br) Karen Suassuna.
"Em um escritório, dê preferência a luminárias locais, que podem estar na sua mesa, sem ligar todas as luminárias do espaço", exemplifica. Como estratégia de economia, Suassuna defende também a abolição do stand-by.
"Sempre que for possível, após o uso, desligue o equipamento e tire-o da tomada. Se o equipamento vai ficar desligado a noite inteira, por que você precisa do stand-by? Muitas vezes a TV é ligada uma vez por dia, outros aparelhos são ligados uma ou duas vezes por semana."
Se os equipamentos forem colocados de maneira a facilitar o acesso às tomadas, a tarefa fica mais prática de ser executada.
De acordo com a técnica, é preciso regulamentar as voltagens de stand-by no país. "O Brasil tem um padrão muito elevado em comparação com alguns países. No Japão, isso é bem menor", afirma.
Ela lamenta ainda que não haja legislação que garanta que as empresas que comercializam devam receber de volta esses produtos depois de seu uso final ou que devam implementar coleta. (MB)


Texto Anterior: O poder é de vocês
Próximo Texto: Governo dos EUA usa mapa virtual para proteger ambiente
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.