São Paulo, quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Skype é atacado por cavalo-de-tróia poliglota

Empresa de segurança adverte para o aumento de trojans que usam mensageiros para se espalhar

DA REDAÇÃO

Além de spams, de sites farsantes e de downloads maliciosos, é bom o usuário se preocupar com os mensageiros instantâneos, como o Messenger ou o Skype.
Este último, por exemplo, foi vítima de um elaborado cavalo-de-tróia na semana passada. Sorte dos brasileiros que, aparentemente, o português não entrou na tramóia pirata. O soft malicioso pode mandar mensagens em, pelo menos, três línguas: letão (falado na Letônia), russo e inglês.
O vírus tenta enganar o usuário do Skype -num chat iniciado por um desconhecido ou até por um contato autorizado- pedindo que ele clique em um link externo que levaria para uma foto com a extensão JPG. Levaria, porque, na verdade, a intenção é abrir uma janela de download de um programa com a extensão SRC, o vírus batizado de w32/Ramex. O internauta precisa aceitar o download para ser pego.
Por isso, qualquer que seja o aplicativo da internet usado, verifique se o link anunciado corresponde ao endereço ou ao arquivo acessado -mesmo que a dica venha aparentemente de um amigo.
O blog do Skype avisa que www.f-secure.com, www.kaspersky.com e www.symantec.com já tinham atualizado seus produtos para eliminar o vírus.
A www.securityfocus.com adverte que tem aumentado muito o número de vírus que abusam dos programas como o Skype e o Messenger para se espalhar. Alguns chegam a checar a configuração do PC do usuário para mandar a isca no idioma do internauta.

BUSQUE ESPIÕES
O gratuito Spybot Search & Destroy (www.spybot.info), que varre o computador em busca de spywares -programas espiões que mandam informações do usuário para terceiros-, foi atualizado para a versão 1.5. O soft é o mais baixado do tipo nos depósitos superdownloads.uol.com.br e baixaki.ig.com.br.

SALÁRIO DO GUARDIÃO
Os antivírus ficam com metade do dinheiro gasto com segurança do computador, segundo estudo do Gartner divulgado no site www.silicon.com. Na Europa, os softs de segurança devem movimentar US$ 3,3 bilhões neste ano. Conforme o analista que fez os cálculos, esse mercado está se consolidando em torno de poucas empresas.

IMBRÓGLIOS DA CHINA
A China, apontada como origem de espionagem via rede contra os EUA, a Alemanha e ao Reino Unido, diz ter sofrido do mesmo mal. Segundo a Reuters, o vice-ministro da Indústria da Informação, Lou Qinjian, afirmou que "potências hostis", como os EUA, espionaram o país. Ele adianta as contramedidas: mais censura, órgãos de segurança e controle comercial.

CIBERCRIME CRESCE
Um relatório sobre cibercrime no Reino Unido, feito por criminologistas da consultoria inglesa 1871, revelou que as fraudes financeiras on-line foram o dobro dos roubos reais em 2006. Conheça o relatório completo em www.garlik.com/press/Garlik_UK_Cybercrime_Report.pdf.


Texto Anterior: Uso pessoal é menor que o esperado
Próximo Texto: Prêmio: Blog de dicas da Microsoft faz concurso de criação de camisetas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.