São Paulo, quarta-feira, 19 de setembro de 2007

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Uso pessoal é menor que o esperado

DA REPORTAGEM LOCAL

A cada dia de trabalho, um funcionário brasileiro passa, em média, 71 minutos navegando em sites de seu interesse pessoal. A constatação é de um estudo da empresa de segurança Websense com 400 empresas do Brasil, do Chile, da Colômbia e do México.
Semanalmente, os brasileiros passam 5,9 horas em páginas que não têm relação com seu trabalho.
O dado, porém, é inferior à expectativa dos gerentes de tecnologia das empresas, que estimavam que os funcionaram passassem 7,6 horas semanais em sites desse tipo.
As páginas mais consultadas são as financeiras, como sites de bancos, utilizadas por 76% dos funcionários em horário de trabalho -eram 56% no ano passado. Em segundo lugar, ficaram os sites noticiosos, com 40% da preferência -em 2006, esse índice era de 74%.
Em terceiro, aparecem os sites de e-mail, com 32%. O Brasil aparece como campeão no uso de mensageiros instantâneos no trabalho, prática de 8% dos funcionários. Programas de ligação telefônica, como o Skype, são usados por 14%. (MB)


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