São Paulo, quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Canal aberto

José Antonio Ramalho - canalaberto@uol.com.br

Proteja suas pastas no Windows XP

O Windows XP permite a proteção de pastas de uma forma bastante simples, mas que depende de como o disco rígido foi formatado.
Existem dois tipos de formatação do disco rígido, um chamado FAT32, que é o mais comum, e o outro chamado NTFS.
Usando este último formato, o processo é rápido e administrado pelo sistema operacional. Se o formato usado for o FAT32, não há proteção nativa de pastas, mas existem algumas maneiras alternativas para atingir esse objetivo.
O primeiro passo é saber qual o tipo de formatação usada no disco rígido de sua máquina. Abra o Meu computador, clique com o botão direito sobre a letra do drive que corresponde ao disco rígido e selecione o item Propriedades.
Na caixa de diálogo que é aberta, veja o que está escrito ao lado do item Sistema de arquivos ou File system e verifique o tipo de formatação feita no seu disco rígido.
Se a formatação usada for NTFS, siga os procedimentos descritos a seguir:
Abra o Windows Explorer ou Meu computador; clique na opção Ferramentas e em seguida Opções de pasta. Clique na aba de Modo de exibição. Use a barra deslizante e localize a opção Usar compartilhamento simples de arquivo. Desmarque-a e clique no botão Ok.
Em seguida, no Windows Explorer, selecione a pasta que deseja proteger e clique com o botão direito do mouse sobre ela. Selecione o item Compartilhamento e segurança. Na caixa de diálogo que se abre, selecione a aba Segurança e adicione quais usuários poderão ver, ler, gravar etc. marcando ou desmarcando as opções.
Se o seu disco rígido é formatado na forma mais comum, FAT32, conheça algumas alternativas para proteger suas pastas no Windows XP.
Um dos modos de conseguir mais segurança é você usar o recurso de múltiplos usuários. Assim, cada pessoa que for registrada para usar a máquina deve ter uma senha própria.
Dessa forma, seus arquivos sempre estarão escondidos de outros usuários que utilizem o mesmo computador. Eles só aparecerão quando você informar sua senha ao ligar o computador.
Esse recurso pode ser ativado ou modificado através da opção Contas de usuário do Painel de controle. Contudo, uma vez que você esteja com o micro ligado e com a senha colocada, qualquer pessoa pode acessar as pastas que estão disponíveis. Ou seja, você deve desligar o micro ou desconectar o usuário se for sair da frente do equipamento.
Quem quer proteger diretórios específicos pode utilizar um programa externo para criar senhas de acesso a uma pasta.
Um exemplo é o Folder Guard XP, encontrado em www.esofter.com.br/fquard.htm. O software pode ser baixado gratuitamente em regime de shareware. O valor da licença para a utilização completa e sem prazo definido é R$ 35.
Esse programa permite esconder as pastas em todas as unidades de disco local, de forma que os dados sejam acessados somente através da senha estabelecida.
Com o Folder Guard XP, os arquivos, dentro das pastas selecionadas, estarão protegidos contra eliminação, alteração e criação de novos arquivos/diretórios. Após a instalação do programa, será pedida uma senha para cadastro. A senha será seu controle para ativar/desativar a proteção. O Folder Guard XP foi desenvolvido para funcionar exclusivamente nos Windows Me/XP/2000.


Texto Anterior: Prêmio: Blog de dicas da Microsoft faz concurso de criação de camisetas
Próximo Texto: Games: Concorrentes de Halo 3 apresentam suas armas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.