São Paulo, quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Comprador decide pelo preço, mas beleza conquista espaço

DA REPORTAGEM LOCAL

Na hora de comprar o primeiro computador, o consumidor presta atenção a dois itens básicos: performance e preço.
O design do produto entra em jogo a partir da segunda compra e, principalmente, entre as classes sociais mais favorecidas. A análise é de Edvaldo Armellini, gerente de pesquisa de mercado da Intel.
"O computador deixa de ser inteiramente preto, quadrado, e começa a ganhar formas arredondadas. O design ainda está longe de ser o primeiro aspecto a ser levado em conta na compra, mas está começando a ganhar relevância", afirma.
Em relação aos desktops, tamanho de tela do monitor e formato da CPU também começam a se destacar, segundo Armellini.

Moda
Pesquisa feita pela Intel em 2006 mostrou que a percepção dos consumidores em relação ao design dos computadores está mudando. Dos 70 estilistas e estudantes ouvidos, mais de 30% disseram que notebooks são declarações de moda, de estilo. Eles deixam de ser apenas ferramentas de produtividade, em tons de cinza, para se transformar em peças fashion, com novas cores, formas e tamanhos. Isso se estende, também, a bolsas e mochilas que guardam o produto e são, cada vez mais, diferentes.
Exemplos dessa mudança são produtos de tecnologia, como laptops, celulares e televisões, que levam a assinatura de estilistas -o italiano Giorgio Armani e o brasileiro Alexandre Herchcovitch, por exemplo, já fizeram parcerias com fabricantes de celular.
Já a estilista Vivienne Tam fez uma parceria com a HP e desenvolveu um mininotebook em tom vermelho, com desenhos de flores aplicados na superfície. (DA)


Texto Anterior: "Não existem objetos 100% adequados"
Próximo Texto: Design summit: Desenvolvedores experimentam novas tecnologias
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.