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Comprador decide pelo preço, mas beleza conquista espaço
DA REPORTAGEM LOCAL
Na hora de comprar o primeiro computador, o consumidor presta atenção a dois itens
básicos: performance e preço.
O design do produto entra
em jogo a partir da segunda
compra e, principalmente, entre as classes sociais mais favorecidas. A análise é de Edvaldo
Armellini, gerente de pesquisa
de mercado da Intel.
"O computador deixa de ser
inteiramente preto, quadrado,
e começa a ganhar formas arredondadas. O design ainda está
longe de ser o primeiro aspecto
a ser levado em conta na compra, mas está começando a ganhar relevância", afirma.
Em relação aos desktops, tamanho de tela do monitor e formato da CPU também começam a se destacar, segundo Armellini.
Moda
Pesquisa feita pela Intel em
2006 mostrou que a percepção
dos consumidores em relação
ao design dos computadores
está mudando. Dos 70 estilistas
e estudantes ouvidos, mais de
30% disseram que notebooks
são declarações de moda, de estilo. Eles deixam de ser apenas
ferramentas de produtividade,
em tons de cinza, para se transformar em peças fashion, com
novas cores, formas e tamanhos. Isso se estende, também,
a bolsas e mochilas que guardam o produto e são, cada vez
mais, diferentes.
Exemplos dessa mudança
são produtos de tecnologia, como laptops, celulares e televisões, que levam a assinatura de
estilistas -o italiano Giorgio
Armani e o brasileiro Alexandre Herchcovitch, por exemplo, já fizeram parcerias com
fabricantes de celular.
Já a estilista Vivienne Tam
fez uma parceria com a HP e
desenvolveu um mininotebook
em tom vermelho, com desenhos de flores aplicados na superfície.
(DA)
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