São Paulo, quarta-feira, 20 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Serviço enfrenta panes cada vez mais recorrentes

DANIELA ARRAIS
DA REPORTAGEM LOCAL

Quando algum serviço do Google sai do ar, pode esperar uma grande ladainha por parte dos usuários mais aficionados por internet. Afinal, para quem depende do Gmail, do Maps ou do Apps, para trabalho ou lazer, ficar sem acesso aos serviços é um transtorno.
E esse tipo de problema tem sido cada vez mais recorrente -neste mês, o Google já sofreu duas panes significativas-, o que pode balançar a confiança dos usuários nos serviços.
Na semana passada, o Google sofreu uma pane que atingiu vários serviços em diferentes mercados ao redor do mundo. Buscador, Gmail, Apps, entre outros, tornaram-se inacessíveis, principalmente para usuários dos Estados Unidos.
O Google afirmou em seu blog oficial (googleblog.blogspot.com) que 14% de seus usuários enfrentaram lentidão e interrupção dos serviços na quinta-feira.
O assunto #GoogleFail (falha do Google) tornou-se o mais popular do microblog Twitter.
"Imagine se você estivesse voando de Nova York para San Francisco, mas seu avião tivesse de passar por um aeroporto da Ásia. Se diversos outros aviões fizessem esse mesmo caminho, haveria tráfego intenso e a viagem levaria muito mais que o esperado. Basicamente foi isso o que aconteceu com alguns de nossos usuários nesta quinta, por cerca de uma hora", escreveu Urs Hoelzle, vice-presidente sênior de operações, no blog do Google.
Por conta de um erro no sistema, a empresa passou a direcionar o tráfego para a Ásia, criando assim um "congestionamento", que causou o problema. Os serviços já voltaram ao normal.
Hoelzle acrescentou, ainda, que o Google vem trabalhando duro para seus "serviços ultrarrápidos estarem sempre disponíveis" e, por isso, "é constrangedor quando uma falha desse tipo acontece". "Pedimos desculpas e você pode ter certeza de que trabalharemos ainda mais duro para garantir que algo parecido não aconteça novamente", disse.

No Brasil
Na semana retrasada, o Google ficou fora do ar no Brasil. Parte dos internautas relataram que não conseguiam utilizar Orkut, YouTube, Gmail, entre outros serviços.
A empresa disse que o problema ocorreu em razão de uma falha em um grupo de roteadores, o que afetou a interligação de redes de computadores que permitem troca de dados, limitando o acesso no Brasil.


Texto Anterior: Por onde anda?: Cadê? é responsável por 50% do tráfego do Yahoo! Brasil
Próximo Texto: Faça buscas em sites que procuram por categorias
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.