São Paulo, quarta-feira, 20 de junho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Escritora ameaçada vira símbolo

DA REPORTAGEM LOCAL

"Enquanto digito isso, deveria estar em San Diego apresentando palestras. Mas não estou. Estou em casa, com portas trancadas, horrorizada."
Foi com esse testemunho em seu blog que a autora de livros técnicos Kathy Sierra transformou-se em bandeira para a criação de regras claras para a moderação de blogs.
Em abril deste ano, Sierra foi perseguida por um grupo de trolls, que, além de publicar comentários ofensivos em sua página pessoal, criou sites para publicar imagens e textos que a ameaçavam .
Às vésperas de apresentar uma palestra na conferência ETech, Sierra publicou um longo texto revelando o terror que sofria -e dizendo que não se sentia segura nem mesmo para sair de sua própria casa.
De acordo com a autora, usuários dos blogs UncleBobism e MeanKids.org (crianças más, em tradução para o português) publicaram uma fotomontagem em que Sierra apareceria sufocada e violada ao lado de uma forca.
"Minha primeira reação foi pensar: "É claro que ele realmente não está falando sério'", escreveu. "Mas, o "engraçado'foi pensar que a pessoa é anônima, que ela já havia feito comentários com teor sexual contra mim e que normalmente adultos sãos não cruzam essa linha -especialmente porque sabem que essas ameaças são crimes federais", concluiu.
Atualmente, o blog Creating Passionate Users (headrush.typepad.com/creating-passionate-users), da autora, não recebe mais atualizações. Isso não quer dizer que o caso tenha sido esquecido.
Até inimigos declarados de Sierra prestaram solidariedade. David Locke, um dos trolls acusados pela própria autora de incitar outros usuários a persegui-la, afirma ter conversado pessoalmente com a blogueira para negar seu envolvimento com a publicação da imagem da forca e dizer que estava comovido.
"O material ao qual ela se referiu é assustador e vai além do mau gosto. Aquilo foi o motivo para apagarmos os dois blogs que continham as fotomontagens", escreveu Locke. Sierra também escreveu suas impressões sobre a conversa com seu antigo inimigo. A autora diz que concorda que a sua situação pode ser usada como ponto de partida para discussões importantes.
"Meu desejo é abrir um debate sobre o assunto, não estabelecer limites. O grande suporte que eu recebi me deixou esperançosa, e o lado positivo de tudo isso são as conversas que tive com muitas pessoas. Esse pode ser um momento muito importante se pararmos, pensarmos e discutirmos qual é o tipo de cultura on-line que realmente queremos", conclui Sierra.
A versão completa dos comentários dos dois blogueiros, em inglês, pode ser lida no endereço www.rageboy.com/statements-sierra-locke.html.
(JB)


Texto Anterior: Reportagem de capa: Código propõe civilidade aos visitantes
Próximo Texto: No Brasil, donos de sites polêmicos ignoram ou calam os descontentes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.