São Paulo, quarta-feira, 20 de junho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Medo é sem motivo, diz cientista

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

"Eu não vejo motivo para preocupação", diz Emico Okuno, pesquisadora e professora do Instituto de Física da USP.
"Pelo o que se sabe hoje, não há plausibilidade científica de o Wi-Fi causar danos ao DNA", diz Okuno. Segundo a pesquisadora, sem esse dano, não há como as microondas de Wi-Fi causarem câncer, "o maior medo das pessoas". "A intensidade da onda é muito pequena", completa.
Ela considera ainda que, como o intervalo entre a exposição e o surgimento do câncer é de mais de 20 anos, não houve tempo para verificação.
Okuno diz que existem muitas pesquisas sobre o assunto. "E não há uma conclusão. Por quê? Porque se há efeito, esse efeito é muito pequeno e pode ser motivado por muitos outros fatores", afirma a pesquisadora.
Apesar de frisar que não há evidências científicas de que o Wi-Fi faça mal à saúde, Okuno considera que "não se deve abusar, como não se deve abusar de nada nessa vida". Ela cita como exemplo os celulares. "Usa-lo bastante com certeza traz efeitos para o bolso", diz a pesquisadora.
(GVB)


Texto Anterior: Sem fio: Rede Wi-Fi em escola preocupa Inglaterra
Próximo Texto: Teles se chocam no bloqueio de celulares
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.