São Paulo, quarta-feira, 20 de setembro de 2006

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Reportagem de capa

Internet abriga críticas a produtos

VOZ DO POVO Sites de reclamações sobre mercadorias e serviços ajudam consumidor após a compra

DA REPORTAGEM LOCAL

Com a ajuda do mundo virtual, as suas reclamações podem chegar mais longe e fazer determinado produto ou empresa ganhar má fama.
Por meio de comunidades ou de sites de resenhas, os clientes podem encontrar informações sobre praticamente todos os tipos de produto eletrônico, dos mais modernos processadores às câmeras digitais mais simples. E, quem achar que foi lesado, pode reclamar à vontade espalhando a má fama da empresa aos quatro cantos.
Mas o primeiro passo, recomendam os especialistas, é enviar as queixas diretamente para a loja ou para a fabricante.
Se isso não surtir efeito, além do Procon e do Idec, é possível apelar para o órgão que regula a área de atuação da empresa.
No mundo dos serviços digitais, essa tarefa cabe à Agência Nacional de Telecomunicações. Problemas com empresas de serviços de telefonia fixa e móvel, de TV por assinatura e de acesso à internet devem ser reportados ao Sistema de Ouvidoria da Anatel (sistemas.anatel.gov.br/soa).

Sabedoria popular
Quer desabafar? A rede social Orkut pode ajudar bastante. Clique em Comunidades e, na tela que aparecerá, digite a palavra "odeio" e o nome de uma empresa. Existem grupos com milhares de participantes, casos da "Eu odeio a Claro", com mais de 11 mil membros, da "Eu odeio a Vivo", com mais de 18 mil, e da "Eu odeio a Tim!!", com mais de 2.100.
Fabricantes de impressoras, de câmeras, de computadores e de carros também são alvos dos usuários. Além de xingar as empresas, esse tipo de fórum aberto serve para compartilhar histórias, reclamações e dicas. Na comunidade "Meu computador é Dell" (www.orkut.com/Community.aspx?cmm=1630936), por exemplo, há um tópico no qual um usuário com PC fora da garantia pede e recebe ajuda de outras pessoas que já passaram por situação parecida.

Antes de comprar
Para evitar transtornos no futuro, é preciso pesquisar bastante sobre o produto que você pretende comprar.
O primeiro passo para isso é checar a reputação on-line da empresa. Os blogs estão entre as páginas que oferecem mais informações úteis para os compradores de eletrônicos.
Prova disso é a popularidade desse tipo de site. Três diários virtuais com resenhas de dispositivos digitais estão entre os dez endereços mais populares do mecanismo de pesquisa especializado em blogs Technorati (www.technorati.com/pop/blogs). O Engadget.com é o líder, o Gizmodo.com é o quarto e o Techcrunch.com é o sexto do ranking.
Nos EUA, as avaliações feitas por consumidores são um sucesso de audiência. O maior expoente da categoria é o portal ConsumerReports.org, que não aceita nenhum tipo de anúncio publicitário e não recebe aparelhos enviados diretamente pelas empresas.
Mantido com as mensalidades pagas por seus mais de 2 milhões de assinantes, o site tem conteúdo fechado e já serve de modelo para outras empreitadas. O Epinions (www.epinions.com) lista produtos de acordo com seus preços e o ConsumerSearch.com compara modelos parecidos.

No Brasil
Uma boa maneira de conferir a reputação de um produto vendido no mercado nacional é verificar as avaliações de compradores de lojas virtuais.
O Submarino.com.br e os sites de comparação de preços www.bondfaro.com.br e www.buscape.com.br são alguns dos serviços que mostram as opiniões dos internautas sobre mercadorias, como bebidas, eletrodomésticos, CDs de música e livros. (JB)


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