São Paulo, quarta-feira, 20 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Consumo

Tela larga

EVOLUÇÃO DIGITAL TVs e laptops widescreen ganham espaço no mercado

DO "USA TODAY"

Os aparelhos de TV e laptops widescreen, que apresentam telas no formato de cinema, mais largas do que as televisões comuns, estão se transformando rapidamente no padrão do mercado.
A consultoria IDC prevê que, até 2008, quase todos os laptops novos serão widescreen e, segundo pesquisadores da Pacific Media Associates (PMA), a maior parte das TVs de tela plana com mais de 30 polegadas terá o formato retangular.
A diferença entre os dois formatos é perceptível. O monitor padrão tem um formato levemente retangular com a proporção de 4:3, podendo ser ampliado até o tamanho desejado. De acordo com Jackie Foreman, da loja de eletrônicos norte-americana Circuit City, as widescreen são muito mais retangulares e imitam o campo de visão do ser humano.
"As telas de cinema também facilitam a visualização de planos abertos como os utilizados em jogos de futebol", afirma Andrew Nelkin, vice-presidente da Panasonic. "Nos laptops, esses modelos permitem ver planilhas com um número maior de colunas", exemplifica Richard Shim, analista de tecnologia da IDC.
As TVs atuais -quadradas- remetem aos primeiros filmes sonorizados e tem relação com o formato da película utilizada na época. Os cinemas usam a imagem mais larga há muito tempo, mas as televisões e os monitores se mantiveram no formato antigo.
Esse cenário está mudando porque as TVs de alta definição são widescreen. Os entusiastas das chamadas HDTVs vêem as telas largas como um recurso para obter imagens nítidas.
O preço dos painéis de vidro está diminuindo. As empresas que fabricam esse componente das TVs com visor plano gastaram bilhões de dólares modernizando suas fábricas. "Agora, inundam o mercado com uma grande oferta, provocando queda nos preços", diz Shim.
A transição deve ter percalços. Alguns softs de computador foram feitos para o formato padrão e podem ficar estranhos no formato retangular. Além disso, os programas feitos para o formato 4:3 não irão se adaptar bem às widescreen. Os aparelhos podem exibir os programas no tamanho original colocando barras pretas no espaço sobressalente ou esticando a imagem para que caiba na tela.


Tradução de RODRIGO CAMPOS CASTRO


Texto Anterior: Campeão de videogame entra no mundo do pôquer on-line
Próximo Texto: Pequena tela: Portátil une recursos sem fio e Windows
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.