São Paulo, quarta-feira, 20 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PEQUENA TELA

Portátil une recursos sem fio e Windows

GUSTAVO VILLAS BOAS
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A conectividade é o maior mérito do iPaq hw6945, o primeiro modelo da HP lançado no Brasil a juntar funções de computador de mão e de telefone celular. O aparelho pode ser ligado a uma rede Wi-Fi e também troca dados, como fotos ou músicas, com outros eletrônicos por meio da tecnologia Bluetooth. Se equipado com um chip GSM, o hw6945 se transforma em um telefone celular. A Folha testou essa capacidade com um chip pré-pago e o portátil funcionou como um celular normal, exceto pelo desconforto causado pelo formato do aparelho -mais largo que um telefone comum. Com o chip, é possível navegar com boa velocidade na internet.
O micro de mão é equipado com GPS -sistema de posicionamento global por satélite, que aponta o lugar na Terra onde está o aparelho. Porém, é necessário pagar por um serviço que permita acesso ao navegador.
O aparelho vem com o Windows Mobile 5.0 e softwares de escritório instalados, como o Word e o Excel. Apesar da semelhança com o Windows para PCs de mesa, o uso da versão para portáteis não é tão intuitivo, e o usuário pode demorar a se acostumar com o sistema.
O modelo hw6945 possui uma câmera embutida de 1,3 Mpixel, que também grava vídeo com áudio. O acesso ao recurso é lento e as fotos demoram a ser capturadas. Se o GPS estiver habilitado, o usuário pode marcar a posição das imagens para depois localizá-las em um mapa.
O iPaq possui teclado integrado e, com a prática, é possível digitar com velocidade.
O preço sugerido pela fabricante (hp.com.br) é de R$ 2.599. Já para a versão sem câmera -hw6940- a HP sugere o valor de R$ 2.499.


Texto Anterior: Consumo: Tela larga
Próximo Texto: LCD Sony 40"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.